Coimbra

Cultura espanhola no TAGV

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 01-09-2015

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) acolhe a edição 2015 da Mostra Espanha. Esta é a 4ª edição do evento bienal que traz a cultura espanhola a 13 cidades portuguesas, de norte a sul de Portugal: Lisboa, Porto, Coimbra, Almada, Évora, Cascais, Palmela, Braga, Beja, Valença, Viana do Castelo, Faro e Óbidos. O TAGV, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Espanha, apresenta três novos eventos.

PUBLICIDADE

No dia 8 de outubro, às 21h30, a estreia da peça de teatro INSTANTÂNEAS com encenação de Amador Aranda, numa produção do Teatro Nova Europa (PT). Antonio Cremades (autor do texto) confronta-nos com a história da relação entre duas pessoas que se aproximam e afastam de acordo com os seus diferentes pontos de vista sobre a vida. Antonio Cremades (ES) é um dramaturgo espanhol. Da sua obra constam já mais de 20 peças de teatro, com as quais venceu vários prémios, designadamente o Prémio Calderón de la Barca.

No dia 14 de outubro, a estreia do espetáculo HABRÁS DE IR A LA GUERRA QUE EMPIEZA HOY com texto e direção de Pablo Fidalgo Lareo, atualmente a viver em Lisboa, é escritor e encenador. Tem percorrido vários países com o seu trabalho: Espanha, Portugal, Itália, Polónia, Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Participou no projeto PANOS 2015 – palcos novos palavras novas, um projeto da Culturgest que alia o teatro escolar/juvenil às novas dramaturgias, inspirando-se no programa Connections do National Theatre de Londres. Pablo Fidalgo Lareo dirige o projeto MARCO Escena em Vigo e é diretor artístico do Festival Escenas do Cambio em Santiago de Compostela.

PUBLICIDADE

publicidade

De 7 a 9 de dezembro, decorrerá uma OFICINA DE ESCRITA com Guillermo Heras sobre as dramaturgias iberoamericanas atuais em Coimbra, uma aventura cénica para abrir e consolidar pontes de comunicação e integração cénica entre os dois países ibéricos. A oficina, que acontece ainda em Viana do Castelo, é uma organização conjunta entre o Teatro Académico de Gil Vicente e Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.

A oficina TEXTO Y REPRESENTACIÓN EN EL TEATRO ACTUAL IBEROAMERICANO tem uma duração de 4 horas diárias e as inscrições são limitadas a 40 participantes (producao@tagv.uc.pt).

PUBLICIDADE

Em Coimbra, a Mostra Espanha 2015 decorrerá ainda em outros espaços da cidade, em parceria com o CAPC – Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e a Universidade de Coimbra.

A Mostra Espanha 2015 tem início, em Lisboa, a 14 de setembro com a exposição da pintura A Sagrada Família com Santa Ana de El Greco, no Museu Nacional de Arte Antiga.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE