Cidade

Cozinha Económica de Coimbra prevê défice anual de 15 mil euros

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 15-05-2014

 A Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel alertou hoje para a dificuldade em garantir a sustentabilidade da instituição e disse prever um défice de cerca de 15 mil euros para 2014 devido ao número de refeições gratuitas fornecidas.

PUBLICIDADE

Em 2013, a Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI) registou 92 mil refeições fornecidas de forma gratuita, sem que tenha sido “atualizado o apoio da Segurança Social”, fazendo com que “pela primeira vez” na direção de Arminda Lemos, que é há quatros anos presidente da associação, o orçamento anual preveja “um défice” de 15 mil euros.

A presidente da instituição alertou que as Cozinhas Económicas “não têm mais capacidade de resposta”, caso o número de refeições continue a aumentar.

PUBLICIDADE

Arminda Lemos referiu também que tem “esperança” que a celebração de novos acordos, por parte da Segurança Social, com outras cantinas sociais, leve a “uma redistribuição” das pessoas.

O aumento “exponencial” de pessoas que recorrem à instituição leva a que a ACERSI viva “em dificuldades”, recorrendo a “donativos e campanhas de angariação de fundos” para garantir a sustentabilidade.

PUBLICIDADE

publicidade

A 30 de maio, a associação vai promover o seu 5.º jantar anual de angariação de fundos, a decorrer no Hotel D. Inês, em Coimbra, com um preço de refeição de 30 euros.

De acordo com Arminda Lemos, “a crise continua” e, nas Cozinhas Económicas, “não há sinais, em termos de afluência, que mostrem que as coisas estejam a melhorar”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE