Coimbra

Congresso Ibérico de Estudos Africanos no CES

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 09-09-2014

O IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos, uma organização do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, vai decorrer nos dias  11, 12 e 13 de Setembro, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Tendo como pano de fundo o tema “África Hoje: tempos e espaços de transformação”, este encontro pretende ampliar a discussão sobre o colonialismo, nacionalismo, descolonização, os projetos nacionais que emergiram com as independências em 1975, as transformações e os êxitos do continente, incluindo as transições democráticas e os desafios económicos e científicos.  Centenas de especialistas nacionais e estrangeiros, de diversas áreas científicas, debaterão assim as mudanças que ocorreram no contexto africano de expressão ibérica nos últimos 40 anos.

Nesse sentido, estão asseguradas sessões plenárias com Lídia Brito (Diretora de Políticas de Ciência e Capacitação da UNESCO), Inocência Mata (Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na área de Literaturas, Artes e Culturas), Carlos Cardoso (CODESRIA), José Luís Hopffer Almada (poeta, crítico e ensaísta de de Cabo Verde) e Manuel Ennes Ferreira (ISEG/Universidade de Lisboa).

PUBLICIDADE

Oficialmente, o programa cultural do evento arranca no dia 10 com uma sessão pré-congresso, onde será exibido o filme “Legna: habla el verso saharaui” de Juan Robles e Juan Carlos Gimeno, pelas 21h00, na sala 1 do CES-Coimbra, com comentários dos realizadores. A fechar o encontro terá lugar a projeção de “A Batalha de TabatÔ” de João Viana, com apresentação e debate a cargo de José Luís Pires Laranjeira (FLUC). A par desta iniciativa, o programa inclui ainda uma Feira do Livro, uma mesa redonda com escritores e artistas e o lançamento de duas obras com a presença dos autores.

Programa completo disponível em http://www.ces.uc.pt/eventos/ciea9/

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE