Coimbra

Condeixa apresenta “Histórias da Vila” no Dia Mundial do Turismo

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 27-09-2016

 

PUBLICIDADE

No Dia Mundial do Turismo, que se celebra hoje, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova anuncia o lançamento do ciclo de viagens “Histórias da Vila”, que arranca dia 6 de novembro.

albadique-1

PUBLICIDADE

Trata-se uma série de visitas a locais desconhecidos dos roteiros turísticos habituais, com recurso a dois tuk tuk que vão levar os participantes a conhecer a história de lugares, de edifícios e de gentes de Condeixa.

“É uma forma de preservar e transmitir às gerações futuras o conhecimento popular sobre a História e o passado de Condeixa. Esperamos que os condeixenses se envolvam nesta iniciativa que junta o turismo, a cultura e a gastronomia. É uma oportunidade para os mais velhos partilharem histórias sobre a nossa terra, para que as possamos documentar, e também para os mais novos, em particular os moradores das novas urbanizações que, não tendo nascido aqui, queiram saber mais sobre a vila que escolheram para a viver”, explica Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

PUBLICIDADE

publicidade

Estão previstas doze viagens “Histórias da vila”, a realizar mensalmente no primeiro domingo de cada mês, por todo o concelho. Todas as ações terminarão com uma degustação de produtos típicos condeixenses, nomeadamente o arroz doce, o licor de leite, a escarpiada e o queijo de Sicó, como forma de promover e valorizar a gastronomia e os produtos endógenos.

A degustação terá lugar na Casa Fernando Namora, onde será criado um ambiente favorável ao prolongamento de conversas à volta das “Histórias da Vila”, entre elementos da organização e participantes.

A participação será sujeita a inscrição prévia, na semana que antecede cada um dos percursos, através do preenchimento de um formulário que estará online no site do município e o número de inscrições para cada um deles está limitado a 36 participantes.

A primeira ação do roteiro “Histórias da Vila” está marcada para dia 6 de novembro e será dedicada aos Moinhos de Condeixa. Estima-se que tenham existido neste concelho mais de 100 moinhos, alguns deles ainda preservados e abertos a visitas.

Serão desvendadas muitas histórias sobre o funcionamento destas instalações, que tanto influenciaram a História e a economia de Condeixa. Participam como oradoras nesta primeira viagem Fátima Bandeira e Rosário Grilo, da Associação Sempre a Aprender.

“Já todos visitámos ou ouvimos falar de Conimbriga, que é o nosso grande estandarte turístico, do Museu PO.RO.S ou das Buracas de Casmilo, agora chegou a vez de conhecer as histórias por detrás de uma rua, de uma casa senhorial, de um edifício antigo, enfim, de uma Condeixa com a qual convivemos todos os dias mas que nos passa despercebida”, descreve Nuno Moita. 

Destaque-se ainda que este ciclo de viagens “Histórias da Vila” será documentado, através de texto e imagem, para posterior edição de um livro, para memória futura, como forma de preservar o conhecimento popular, de valor inestimável, sobre o passado de Condeixa, e transmiti-lo às gerações futuras.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE