Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Câmaras

Comissão Concelhia de Coimbra do PCP visita Canil Municipal

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 05-05-2015

A Comissão Concelhia de Coimbra do Partido Comunista Português (PCP) visitou o Canil Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

unnamed (31)

A visita teve como objectivo conhecer melhor o trabalho do Serviço Médico-Veterinário da Câmara de Coimbra. Durante a visita foi possível constatar as melhorias efectuadas na gestão deste serviço após a assunção da responsabilidade executiva pelo vereador  Francisco Queirós, eleito pela CDU.

PUBLICIDADE

publicidade

O PCP afirma, através de informação enviada a NDC, que num quadro em que a crise e os problemas económicos e sociais fizeram aumentar bastante o número de animais que chegam ao canil, o trabalho tem vindo a ser desenvolvido no sentido de Melhorar o bem-estar animal no Canil; Aumentar o número de animais adoptados; Aumentar o número de esterilizações de animais recolhidos;Promover a consciencialização da população para os problemas dos animais urbanos e abrir o canil à comunidade e Melhorar as condições de trabalho no serviço.

Desde o início de 2015 (4 meses) foram adoptados 165 animais. Em igual período do ano passado tinham sido adoptados 73, Obteve-se uma percentagem de adopção de 80% no caso dos gatos e de 66% no caso dos cães, Instituiu-se a figura da família de acolhimento temporário, o que permite maior abertura do serviço à comunidade e potenciar as adopções, Nos primeiros 4 meses de 2015 foram esterilizados 137 animais. Em 2014 efectuaram-se 82 esterilizações; Reduziu-se ao mínimo o número de eutanásias. Zero eutanásias por sobre-lotação em 2015; Dos 108 gatos que entraram no canil apenas foram efectuadas 9 eutanásias por doença; Está em fase de finalização um espaço para promover a agilidade/exercício físico dos cães acolhidos; Realizaram-se acções de sensibilização junto da comunidade junto dos jardins de infância da cidade e realizou-se a “cãominhada” que envolveu centenas de pessoas e Tomaram-se medidas para melhorar e renovar o material e equipamento de trabalho, acrescenta o PCP.

PUBLICIDADE

“Estes resultados foram obtidos com melhorias na gestão e divulgação do trabalho do serviço, sem aumento significativo dos encargos ou dotações orçamentais para o canil”, salienta o PCP, que faz notar que “apesar das melhorias são ainda necessárias melhorias no gatil, particularmente com o seu alargamento, e aumento da capacidade de acolhimento com mais uma bateria de boxes para cães. Melhorias pelas quais a CDU se vai bater nos órgãos autárquicos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com