Eventos

Coimbra recebe rastreios à saúde ocular

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-10-2015

 No âmbito do Dia Mundial da Visão, que este ano se celebra a 8 Outubro, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) organiza a 1ª “Semana da Visão” em Portugal.

PUBLICIDADE

De 8 a 15 de Outubro, a SPO irá promover uma série de iniciativas que alertam para os problemas visuais dos portugueses. O principal objetivo é sensibilizar a população para as causas de cegueira que é possível prevenir, incentivando esta prevenção.

Maria João Quadrado, presidente da SPO, afirma que “as pessoas preocupam-se cada vez mais com um estilo de vida saudável, mas muitas esquecem ou desconhecem a necessidade de cuidar da saúde dos seus olhos. A grande maioria das deficiências visuais podem ser evitadas e/ou tratadas. As principais, como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia podem ser corrigidos com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Outros problemas como a catarata, a degenerescência macular da idade, a retinopatia diabética e o glaucoma podem levar a perda da visão quando não detetados atempadamente”.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre as várias iniciativas que a SPO vai dinamizar na Semana da Visão, a presidente destaca os rastreios. “O rastreio para a prevenção da cegueira é das estratégias com melhor relação custo-benefício e a observação regular pelo oftalmologista é o mais indicado. As crianças devem ser observadas aos 3 anos, de forma a detetar defeitos que passam despercebidos aos pais”.

Os cuidados com a visão devem manter-se ao longo da vida. “Aos 40-50 anos, quando surge a presbiopia, deve consultar-se um oftalmologista e iniciar o despiste de glaucoma. Em idades mais avançadas é obrigatória a observação anual para despiste de catarata, glaucoma e degenerescência macular da idade. O envelhecimento da população significa que o risco de desenvolver deficiência visual relacionada com a idade é cada vez maior. Cerca de 65 por cento das pessoas com deficiência visual têm 50 anos ou mais e em Portugal temos vindo a assistir a um aumento de casos de baixa visão por degenerescência macular da idade e retinopatia diabética. Nestas situações é obrigatório o exame oftalmológico anual”, defende Maria João Quadrado.

O Dia Mundial da Visão tem como objetivo lembrar que as principais causas de cegueira no mundo podem ser prevenidas e/ou tratadas se as populações tiverem acesso a cuidados de saúde adequados. Neste dia (8 de Outubro) iniciam-se na baixa do Porto os rastreios ao público com divulgação de vários folhetos informativos sobre algumas das patologias cujo tratamento pode fazer alterar o percurso para a perda de visão. No dia 12 de Outubro, os rastreios e ações de sensibilização chegam a Coimbra e a semana encerra a 15 de Outubro com as ações de rua a decorrerem no centro de Lisboa (ver mais informação abaixo).

PUBLICIDADE

Durantes estas ações, as estátuas que existem nas praças onde irão realizar-se os rastreios, estarão vendadas, simbolizando o combate à cegueira promovido durante esta “Semana da Visão”.

A cada cinco segundos há um adulto a ficar cego no mundo, enquanto a cada minuto o mesmo acontece com uma criança. O Programa da Visão 2020 pretende a prevenção das doenças evitáveis até 2020, de forma a oferecer a todos o direito à visão.

Horas e locais dos rastreios:

12 de Outubro (Das 9h às 18h) – Coimbra – Praça da República 

15 de Outubro (Das 9h às 18h) – Lisboa – Praça do Comércio

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE