Cidade

Coimbra recebe Festival Online de Artes Digitais

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 23-04-2014

O Festival Online de Artes Digitais (FONLAD) realiza-se em Coimbra entre sábado e 12 de julho, em vários espaços da cidade, e procura promover a videoarte, com trabalhos de cerca de 130 artistas, a maioria estrangeiros.

PUBLICIDADE

O evento, que realiza este ano a sua 10.ª edição, começou em 2005 “centrado na internet”, tendo agora “uma programação mais focada em mostras físicas” de videoarte, explicou José Vieira, da organização do festival.

O festival conta com a colaboração de seis festivais internacionais de Itália, Grécia, Alemanha, Espanha e Argentina, registando-se um crescimento no interesse em “termos internacionais”, contou, sublinhando que o “trabalho em rede” é uma das características do evento.

PUBLICIDADE

publicidade

“Há projetos apresentados pelos festivais que aqui participam e depois o nosso apresenta artistas nesses festivais”, explanou.

Durante os quase dois meses de festival será possível ver instalações de videoarte e performance e participar em “workshops”, para além de mostras que estarão disponíveis online.

PUBLICIDADE

O FONLAD começa no sábado com a inauguração de uma mostra de videoarte na Galeria Santa Clara, intitulada FIVE Feelings, que engloba 25 artistas de cinco continentes e que foi dinamizada pelo festival italiano Magmart, de Nápoles.

No decorrer do evento, os artistas italianos Francesca Leoni e Davide Mastrangelo vão estar em residência artística, apresentando uma “performance” a 03 de maio, no Pavilhão Centro de Portugal.

A 24 de maio, será apresentado “um projeto internacional que é uma mescla de dança, performance e vídeo” no Pavilhão Centro de Portugal, com os artistas Ana Caetano, Mario Gutierrez Cru, Astrid Elizabeth Bang e UMA Project, que também estará presente no último dia do festival, para apresentar uma performance na Oficina Municipal do Teatro, informou José Vieira.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE