Cidade

Coimbra quer reavivar as relações com Yaroslavl

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-03-2016

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, recebeu ontem, no seu gabinete, o conselheiro da Embaixada da Rússia em Portugal, Oleg M. Senchenko, e o representante da Agência Rossotrudnichestvo, Vladimir Luzguin.

PUBLICIDADE

A

A visita teve como objetivo reavivar as relações entre as cidades-irmãs de Coimbra e Yaroslavl, cuja geminação existe desde 1984.

PUBLICIDADE

publicidade

Manuel Machado propôs um intercâmbio entre as universidades das duas cidades e o Instituto Pedro Nunes (IPN), deixando um convite aos representantes da Embaixada da Rússia em Portugal para visitarem as instalações da incubadora de empresas de Coimbra.

“As relações com Yaroslavl já foram muito fortes no final dos anos 90, início do século XXI, mas depois perderam-se e, nestes dois anos de mandato, ainda não tivemos tempo de as reavivar, como gostaríamos. Sabemos que estes protocolos de geminação são importantes, mas têm de ser mais do que relações formais. (…) Temos de alargar esta relação às instituições das cidades, das áreas da Cultura, da Educação e da Economia”, considerou o presidente da CMC, deixando o desafio de um intercâmbio entre as universidades das duas cidades e o IPN.

PUBLICIDADE

“Podemos aproveitar os talentos que as nossas universidades produzem e dar-lhes um rumo”, concluiu Manuel Machado, agradecendo a visita.

Um agradecimento que foi retribuído pelos representantes da Embaixada da Rússia em Portugal. “A nossa tarefa ficou clara. Vamos ser intermediários no reativar destas relações e levar a bom porto esse desafio”, afirmou Vladimir Luzguin, que aceitou o convite para a visita ao IPN, considerando ser importante perceber também como funciona a incubadora e quais podem ser as áreas de interesse para a cidade de Yaroslavl.

O encontro, que contou também com a presença da vereadora da Cultura, Carina Gomes, do vereador da Educação, Jorge Alves, e do diretor do departamento de Cultura, Turismo e Desporto da CMC, Francisco Paz, terminou com uma troca de lembranças.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE