Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Coimbra: EDP Distribuição tem iluminação pública como prioridade

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 18-11-2015

A cidade de Coimbra é iluminada não só pelo conhecimento que adeja pelos vetustos claustros da Universidade mas, também, pela qualidade da iluminação pública que lhe é assegurada pela EDP Distribuição.

PUBLICIDADE

edp

Resultado da permanente e frutuosa colaboração entre autarquia e EDP Distribuição, neste e noutros níveis, tem-se verificado uma intervenção específica, no sentido de tornar a iluminação pública (IP) da cidade de Coimbra mais eficiente, intervenção essa que não se tem limitado a critérios de mera racionalidade económica resultantes da conjugação entre uma maior eficiência luminotécnica associada a um menor consumo, mas, também, a critérios que pretendem garantir, de forma sustentável, um contributo para a redução da sua pegada ambiental.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a EDP Distribuição, a campanha que se encontra em curso e que se irá prolongar pelos anos subsequentes envolve a substituição das luminárias de vapor de mercúrio ; no final de 2015, menos de 10% das 40.000 luminárias existentes no concelho de Coimbra serão de vapor de mercúrio, sendo assumido que nos próximos 4 anos, estarão totalmente erradicadas deste município.

Essa campanha já fez sentir os seus resultados nas freguesias de Santa Clara, São Martinho do Bispo, Quinta da Várzea (Rua Feitoria dos Linhos, Rua Cano dos Amores, Rua José Vilarinho Raposo, Rua Fernando Duarte de Brito, Rua Dona Mor Dias e Rua Helena Carrigton). A freguesia de Santo António dos Olivais será o próximo alvo de intervenção.

Ainda neste campo, realce para  a instalação de relógios astronómicos em todos os postos de transformação públicos para  o controlo local da ligação/desligação da IP e  da campanha de instalação de energy box de IP (EB IP) promovendo a telecontagem e o telecontrolo da IP (igação, desligação e parametrização remota), assente na plataforma InovGrid, passos fundamentais para um melhor acompanhamento e decisão visando a eficiência energética.

PUBLICIDADE

Paralelamente e no âmbito da campanha “Fachada Limpa“, foi enterrada rede de baixa tensão, até aí aérea, nas ruas da Sofia, Corpo de Deus, Couraça dos Apóstolos, Beco da Esperança, Esteirinhas, Beco de S. Cristóvão e Bairro Sousa Pinto.

De acordo com a mesma empresa, há ainda, a registar, sempre em alinhamento com os serviços competentes da Autarquia, a pintura, usando cores e tons que permitem um bom enquadramento urbanístico, dos postos de transformação da Praça do Comércio, Avenida Sá da Bandeira, Parque de Santa Cruz, Rua Mendes dos Remédios, Rua Vandelly, Adémia e Rua Carolina Michaelis.

Conclui a EDP Distribuição afirmando que, fruto da sua intervenção e em estreita colaboração com a Autarquia, a cidade de Coimbra será, cada vez mais, uma cidade iluminada e ambientalmente amigável.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com