Cidade

Coimbra com Via Central!

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 26-02-2016

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá analisar e votar, na sua próxima reunião, o projeto de abertura da chamada Via Central, que ligará a Avenida Fernão de Magalhães (junto à Loja do Cidadão) à Rua da Sofia (na zona da Caixa Geral de Depósitos).

PUBLICIDADE

avenida central

Além do aumento da mobilidade no centro da cidade, a abertura desta ligação irá eliminar uma área de degradação urbana, contribuindo para a melhoria de um espaço vasto, integrado na zona de proteção do bem classificado pela Unesco como Património da Humanidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta área foi já objeto de escavações com vista a detetar e salvaguardar vestígios arqueológicos e permitir a leitura de ocupação do espaço ao longo do tempo.

O projeto, que coincide com o canal de passagem do Sistema de Metro Mondego na Baixa de Coimbra, contempla a futura instalação deste, criando condições facilitadoras à sua construção e diminuindo-lhe os respetivos custos. A sua concretização implica a demolição dos edifícios onde hoje se encontram instaladas a Farmácia Luciano e Matos, a Pastelaria Palmeira e a antiga Democrática. Para já, mantém-se o edifício municipal Casa Aninhas, só sendo necessária a sua demolição para instalação de uma paragem do SMM.

PUBLICIDADE

A via terá uma largura de cinco metros, suficiente para permitir a circulação, no sentido Avenida Fernão de Magalhães-Rua da Sofia, com espaço adicional para cargas e descargas. O piso será revestido com cubo de granito, inclusive na zona da Loja do Cidadão – onde hoje existe betuminoso -, e as áreas pedonais com calçadinha de vidraço.

Além dos trabalhos de pavimentação, estão também incluídas as diversas redes de infraestruturas (água, drenagem de águas residuais, eletricidade, iluminação pública, telecomunicações, rede de gás e caminho de cabos do SMM).

A Metro Mondego fará o acompanhamento da obra, promovendo a articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente no âmbito das medidas da Declaração de Impacte Ambiental e do Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE