Cidade

Coimbra Capital da Cultura fica sem Cinema Português

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 19-09-2013

A direção do Caminhos do Cinema Português decidiu hoje suspender o festival realizado em Coimbra, por falta de financiamento, “esperando” poder organizar a vigésima edição em 2014.

PUBLICIDADE

O diretor do festival, Vitor Ferreira, disse à agência Lusa que o Instituto do Cinema Português decidiu não apoiar financeiramente o Caminhos do Cinema Português por “o projeto ter sido entregue com uma hora de atraso”, para além de a Universidade de Coimbra “ainda não ter dado veredicto” sobre o apoio ao evento, “não sendo possível avançar sem garantir viabilidade financeira”.

Vitor Ferreira afirmou que “a gota de água foi o Teatro Académico Gil Vicente ter aumentado os custos em 400%” para o aluguer da sala para o festival, que ia celebrar a sua vigésima edição.

PUBLICIDADE

“O tecido empresarial raramente apoia qualquer iniciativa cultural”, criticou o diretor do festival, organizado pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra (AAC), informando que, “das 200 empresas contactadas, apenas 10% responderam”, e, dessa percentagem, “todas responderam negativamente”.

Desta forma, “era impossível realizar o festival sem correr o risco de aumentar o passivo da AAC e colocar em causa o percurso de afirmação do Caminhos”, afirmou Vitor Ferreira.

PUBLICIDADE

publicidade

O diretor do Caminhos do Cinema Português, o único festival que premeia cinema nacional em Portugal, disse que “ainda não é certo” que o festival se realize em 2014, apesar de “esperar” que seja possível comemorar a vigésima edição do festival no próximo ano.

“Era uma edição simbólica e foi posta em causa”, frisou Vitor Ferreira, informando que a equipa do festival estava “reunida e pronta a trabalhar”.

Apesar de o festival não ser realizado este ano, o curso de cinema “Cinemalogia 3 – Da Ideia ao Filme” decorrerá de 30 de novembro de 2013 a 8 de junho de 2014, assim como um ciclo de cinema, todas as quintas-feiras, no auditório Salgado Zenha, no edifício da AAC, que se vai realizar de 26 de setembro a 05 de junho e assinala os últimos vinte anos do cinema português.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE