Cidade

Coimbra: Ativado o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 11-01-2016

 

PUBLICIDADE

A Comissão Municipal de Proteção Civil acionou hoje o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações (PEECI) no Concelho de Coimbra. A ativação deste plano prende-se com a circunstância do débito de água na ponte açude superar os 1000 m3 de água por segundo.

20160111_162440

PUBLICIDADE

publicidade

O PEECI colocou em estado de prontidão cerca de 50 elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC), Bombeiros Voluntários de Coimbra e Brasfemes e duas equipas do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, uma oriunda de Cantanhede e outra de Poiares, que foram solicitadas no sentido de reforçarem os meios disponíveis.

Além das instituições já mencionadas, o PEECI no Concelho de Coimbra inclui ainda a Proteção Civil Municipal, a Polícia Municipal, a PSP, GNR e o delegado de saúde concelhio. A mobilização de meios humanos foi também acompanhada por um aumento das embarcações disponíveis para atuar e que vieram reforçar as que a CBSC dispõe. Nesta altura, os elementos destacados pelo PEECI estão a exercer funções sobretudo de monitorização nos pontos das margens mais críticos.

PUBLICIDADE

Saliente-se ainda que já desde sexta-feira foram efetuados vários avisos, nomeadamente no Parque Verde do Mondego e, na margem de Santa Clara, no espaço de autocaravanas (hoje desocupado), aos moradores da Urbanização Quinta da Várzea e aos clubes que detêm instalações junto ao Rio Mondego. Foram também emitidos avisos para os responsáveis das juntas de freguesia/uniões de freguesia das áreas mais sensíveis.

Ao início da tarde de hoje, a situação, apesar de crítica, apontava para uma estabilização do caudal de água do Rio Mondego.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE