Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra acolhe conferência do matemático Cédric Villani

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 30-09-2015

A Fundação Francisco Manuel dos Santos  (FFMS) vai trazer a Coimbra Cédric Villani, um dos mais reputados matemáticos do mundo, iniciativa que decorre no âmbito do Mês da Ciência promovido por esta conceituada instituição.

PUBLICIDADE

[flagallery gid=175 name=Gallery]

Cédric Villani vem participar na conferência “MATEMÁTICA, CULTURA E CRIAÇÃO”, no dia 11 de Novembro, onde também vão estar Paula Oliveira e Carlos Fiolhais, conhecidos professores da nossa Universidade de Coimbra.

Notícias de Coimbra soube desta e de outras novidades durante a apresentação do Mês da Ciência, no Museu da Ciência em Lisboa, sessão que contou com as presenças de Nuno Garoupa, Presidente da FFMS,  David Lopes, Director Geral da FFMS, Pedro Magalhães, Comissário do evento, Carlos Fiolhais, na qualidade de responsável pela área de Conhecimento na FFMS e José Aberto Carvalho, em representação da TVI, media partner do encontro.

“Ninguém pode ser Matemático se não tiver a alma de um poeta”, dizia Sonia Kovalevskaya. No entanto, a lógica matemática dificilmente parece deixar lugar à intuição, ao génio criativo, à beleza. Mas é exactamente o contrário e os próprios matemáticos, obcecados com a noção de elegância, consideram-se muitas vezes como artistas, até mesmo poetas.

A FSMS  convida  todos os conimbricenses a explorarem os caminhos entre estes dois universos pelas palavras únicas de CÉDRIC VILLANI, matemático francês, director do Instituto Henri Poincaré,  Professor na Universidade de Lyon,  com amplo reconhecimento reconhecimento internacional, de que se destaca a Medalha Fields, em 2010.

Programa MATEMÁTICA, CULTURA E CRIAÇÃO

PUBLICIDADE

16h – Abertura 16h15 – Conferência “Arte e Matemática” de Cédric Villani, Institut Henri Pointcaré

17h – Intervenção de Jorge Buescu, Universidade de Lisboa

17h20 – Intervenção de Paula Oliveira, Universidade de Coimbra

17h40 – Debate entre Cédric Villani, Jorge Buescu e Paula Oliveira, moderado por Carlos Fiolhais

18h30 – Encerramento, Carlos Fiolhais.

Inscreva-se gratuitamente AQUI

FFMS dedica o mês de Novembro de 2015 à Ciência, um tema incluído numa das suas cinco áreas-chave de actuação, o Conhecimento, coordenada por Carlos Fiolhais.

O programa começa em Coimbra com esta conferência “Matemática, Cultura e Criação”, de Cedric Villani, seguindo-se Braga com o grande encontro nacional “A Ciência em 3 actos: sociedade, prosperidade e política”, onde entre vários oradores portugueses e estrangeiros se contam Jorge Calado e Geoff Mulgan.

Depois, em Lisboa, far-se-á a apresentação do estudo “Cultura científica em Portugal: ferramentas para perceber o mundo e para aprender a mudá-lo”, coordenado por José Vítor Malheiros e António Granado, e, por fim, no Dia Nacional da Cultura Científica, a exposição Pordata Viva chega ao Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra.

Em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com