Coimbra

Cientista da UC distinguido com prémio mundial

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 09-12-2016

O Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), é o primeiro cientista português a ser laureado com o prestigiado prémio internacional Prigogine Gold Medal, atribuído pela Universidade de Siena e pelo Wessex Institute of Technology.

PUBLICIDADE

eco

Criado em 2004 em honra da memória de Ilya Prigogine, químico russo naturalizado belga, Prémio Nobel da Química em 1977, devido ao seu trabalho em Termodinâmica que lançou as bases da moderna investigação em teoria dos sistemas ecológicos, o Prigogine Gold Medal é atribuído anualmente a cientistas internacionalmente reconhecidos como líderes na área da Ecologia de Sistemas que, na sua investigação, utilizem os princípios da Termodinâmica dos Processos Irreversíveis em desenvolvimentos teóricos.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi com surpresa que o Catedrático da FCTUC recebeu a notícia. João Carlos Marques confessa, «sem falsas modéstias, que não estava à espera. Julgo que o prémio me terá sido atribuído, sobretudo, pelo trabalho desenvolvido durante a segunda metade da década de 1990 e primeira metade da década de 2000, em que foquei muito a minha atenção sobre a compreensão do funcionamento dos sistemas ecológicos à luz dos conceitos da termodinâmica dos processos irreversíveis. Colaborei e desenvolvi então investigação em ecologia teórica com alguns dos anteriores laureados o que, devo dizer, exerceu profunda influência sobre o meu próprio pensamento científico».

O também investigador do MARE – Centro de Ciências do MAR e Ambiente da UC – espera que este reconhecimento internacional «possa dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido, por mim e, sobretudo, por todos os que nele se envolveram de forma profunda, nomeadamente muitos estudantes de doutoramento e de pós-doutoramento, jovens e muito inteligentes. Sem eles não teriam sido possíveis alguns dos avanços e resultados mais interessantes».

PUBLICIDADE

Por outro lado, sublinha, «espero também que possa dar impulso adicional e mais força anímica a novos projetos recentemente iniciados, como seja o do recentemente criado Laboratório MAREFOZ, a cujo planeamento e objetivos não são alheios muitos dos conceitos da teoria dos sistemas ecológicos».

Com formação de base em biologia marinha, João Carlos Marques foca a sua investigação em problemas relacionados com a avaliação e gestão da qualidade ambiental de ecossistemas aquáticos, «com ênfase em ecossistemas estuarinos e costeiros, envolvendo modelação ecológica e o desenvolvimento e aplicação de indicadores ecológicos. Em função do trabalho desenvolvido, fui convidado e aceitei recentemente assumir o cargo de Editor-in-Chief do Ecological Indicators Journal, uma revista internacional especializada sobre esta temática da Elsevier».

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE