Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Política

Cidadãos por Coimbra assinalam Dia Internacional das Pessoas Idosas

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 01-10-2014

 O Dia Internacional das Pessoas Idosas  é comemorado anualmente a 1 de Outubro, por isso, o movimento  Cidadãos por Coimbra (CPC) “quer neste dia saudar todas as pessoas idosas do Concelho de Coimbra e manifestar toda a solidariedade para com este grupo de cidadãos e cidadãs, sobretudo numa altura em que este grupo se sente cada vez mais espoliado nos seus direitos, fruto dos sucessivos cortes nas suas reformas e pensões, levado a cabo pelo Governo”.

PUBLICIDADE

Conhecemos a dura realidade social e económica hoje vivida por muitos aposentados, pensionistas e reformados, um grupo a que alguém injustamente chamou “peste grisalha”. Contudo sabemos também que muitas destas pessoas mais velhas continuam a ser um recurso para as respectivas famílias, comunidades e economias, já que o idoso é, quantas vezes, um autêntico abono de família, a verdadeira segurança social de muitos agregados familiares, acrescenta a informação do CPC enviada a NDC.

 CPC, recordam que fazem parte, de pleno direito, da autarquia municipal,  declarando que tudo farão, em sede própria, para ajudar a construir uma cidade amiga das pessoas idosas que estimule o envelhecimento activo através da criação de condições de saúde, participação e segurança, de modo a reforçar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.

PUBLICIDADE

publicidade

O Dia Internacional das Pessoas Idosas foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como grande objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

São hoje conhecidos vários estudos, muito particularmente os da Organização Mundial de Saúde, que referem o envelhecimento da população e a urbanização como duas tendências globais que, em conjunto, constituem forças fundamentais que estão a moldar o século XXI. À medida que as cidades crescem, aumenta a sua percentagem de residentes com idades superiores a 60 anos.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com