Coimbra

Chuva dissolvente

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 01-04-2014

Nove distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUBLICIDADE

De acordo com o IPMA, os distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, desde segunda-feira e até às 23:59 da noite de hoje, devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte e acompanhadas por trovoadas e vento moderado a forte, de sul, com rajadas da ordem dos 70/80 quilómetros/hora.

Nas terras altas, o vento vai soprar forte a muito forte, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora, até às 18:00 de hoje.

PUBLICIDADE

A Madeira também está sob aviso laranja por causa do vento forte do quadrante oeste, com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora, podendo atingir os 120 quilómetros/hora nas terras altas.

Por causa dos ventos fortes na zona de Santa Cruz, na ilha da Madeira, foram cancelados hoje 52 ligações aéreas (26 chegadas e 26 partidas), afetando milhares de passageiros, segundo uma fonte aeroportuária.

PUBLICIDADE

publicidade

O IPMA colocou também os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de sudoeste com 4 a 4,5 metros até às 15:00 de hoje.

Também por causa da agitação marítima, o IPMA colocou sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, a Madeira e os distritos de Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo até às 15:00 de hoje, prevendo-se ondas de sudoeste com 4 a 4,5 metros.

O IPMA emitiu também aviso amarelo na segunda-feira para os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Aveiro e Coimbra e os grupos Central (Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge) e Ocidental (Flores e Corvo) dos Açores devido à chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, até às 23:59 de hoje.

Todos os distritos do continente estão também sob aviso amarelo devido ao vento moderado a forte, de sul, com rajadas da ordem dos 70/80 quilómetros/hora, sendo forte a muito forte nas terras altas, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora, até às 18:00 de hoje.

Ainda sob aviso amarelo está o distrito da Guarda, devido à queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para 1200/1400 metros, até às 23:59 de hoje.

O aviso laranja é emitido quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo quando há risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Leiria, Porto, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada prevê-se 14 graus Celsius, em Faro 16, Évora, Beja e Viana do Castelo 15, Bragança 11, castelo Branco e Portalegre 12, Guarda 8 e Funchal 18.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE