Cidade

Cheias de fevereiro provocaram 2 M€ de prejuízos no património municipal

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 01-04-2016

As cheias do passado mês de fevereiro provocaram prejuízos no património municipal  de Coimbra avaliados num total de 1.957.653 euros.

PUBLICIDADE

urso

Esta é a principal conclusão de um relatório sobre o assunto, elaborado por vários departamentos camarários, incluindo o Serviço Municipal de Proteção Civil, que será levado à reunião do executivo municipal do próximo dia 4 de abril.

PUBLICIDADE

publicidade

O grosso dos estragos verificou-se em equipamentos públicos, que totalizam 716.183 euros, com especial incidência nas duas margens do Parque Verde do Mondego.

Seguem-se os muros de suporte/taludes, com 531.820 euros, e a recuperação de pavimentos, com 434.000 euros, nos dois casos a afetarem várias freguesias e uniões de freguesia do concelho.

PUBLICIDADE

A lista inclui ainda órgãos de drenagem pluvial (200.000 euros), que diz respeito à envolvente do Convento de Santa Clara-a-Velha; edifícios municipais (65.000 euros), neste caso as piscinas e o restaurante do Parque Verde do Mondego e o Exploratório; e ainda o extravasamento de linhas de água (10.650 euros), em Antanhol, Adémia e Murtal.

Apesar dos quase dois milhões de euros de prejuízos estimados, o relatório enaltece que o facto de a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) ter ativado o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações, entre as 12h00 de 13 de fevereiro e as 18h00 de 16 de fevereiro, contribuiu para evitar males maiores.

O acionamento deste plano proporcionou o envolvimento de mais de 400 operacionais e 185 meios provenientes de organismos como a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, bombeiros voluntários de Coimbra e Brasfemes, PSP, GNR, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), além da CMC e de freguesias e uniões de freguesia.

Entre 12 e 15 de fevereiro registaram-se, com base nos relatórios da Autoridade Nacional de Proteção Civil e do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), 154 ocorrências no concelho de Coimbra, sendo que estes prejuízos contabilizados no património municipal dizem respeito a 31. Neste intervalo de tempo, o caudal do Rio Mondego, medido no Açude Ponte de Coimbra pela APA e pelo CDOS, superou os 1920 m3/s, às 23h27 do dia 13 de fevereiro. Trata-se de um valor apenas igualado nas cheias de janeiro de 2001, sendo ainda de salientar que a “Obra do Mondego” foi dimensionada para caudais máximos de 2000 m3/s medidos no Açude Ponte.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE