Coimbra

Chefs Michelin fazem caldeirada do Centro com o Porto em Madrid

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 11-01-2016

“Se a procura turística cada vez mais se faz pela gastronomia e pelos vinhos e se Espanha contribui de forma crescente para os números do turismo nacional, estão concertados os argumentos”, segundo Pedro Machado,  “para que a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Turismo do Centro (TCP) se unam e promovam os seus destinos numa das maiores feiras internacionais de turismo – a FITUR”.

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De 20 a 24 de janeiro, os Chefs André Silva, Pedro Lemos e Mário Ramos, vão mostrar, na prática, aos visitantes da Feira Internacional de Madrid, “porque é que a gastronomia e os vinhos denominação de origem destes destinos merecem a estrela Michelin”.

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A TCP, liderada por Pedro Machado revela que num palco comum vão desfilar a gastronomia e os vinhos do Porto e Norte e Centro de Portugal. “É este o conceito do stand destes dois destinos turísticos que concentra, em 135 metros quadrados, a vontade de contribuir para aumentar o reconhecimento pelo público da FITUR, nomeadamente o espanhol, das valências da gastronomia e dos vinhos do Norte e do Centro de Portugal como ferramenta de consumo turístico e utilizar estes produtos como âncora e complemento dos outros produtos a promover”.

Os responsáveis acreditam que isto vai “aumentar o interesse dos operadores turísticos e da imprensa espanhola nas regiões Porto e Norte e Centro de Portugal e reforçar a afirmação dos destinos a nível internacional são os dois grandes objetivos nesta feira internacional”

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“Portugal é o segundo destino turístico mundial para Espanha, com uma quota de 12% no fluxo total de outbound. Este dado demonstra a importância que o mercado espanhol tem para Portugal. É o primeiro mercado turístico externo para a região Centro. Em 2015 a procura dos turistas espanhóis cresceu cerca de 12% gerando mais de 500 mil dormidas na hotelaria regional. É também um mercado com muitas afinidades culturais e emocionais. A participação na FITUR vem reforçar a nossa presença no mercado espanhol, antecipando a páscoa, época com significativo fluxo de turistas espanhóis”, diz Pedro Machado, presidente da TCP.

O programa de dinamização do stand da TPNP e TCP convida os seus visitantes a “envolverem-se numa ação experimental eno-gastronómica proporcionada por diferentes sabores, aromas e sensações”.

O Chef André Silva, da Casa da Calçada com estrela Michelin, e o Chef Mário Ramos, do restaurante Helana, apresentam as suas propostas de 20 a 22 de janeiro; o Chef Pedro Lemos, do restaurante Pedro Lemos também com estrela Michelin, apresenta de 23 a 24 de janeiro. Os vinhos das duas regiões vão ser apresentados pelo wine communicator, Paulo Russell-Pinto.

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