Cidade

Charanga no ORIGENS

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 18-03-2016

O ORIGENS – Festival Cultural de Travanca de Lagos, concelho de Oliveira do Hospital, que este ano se realiza nos dias 13, 14 e 15 de Maio, acaba de lançar mais um nome para o seu programa. 

PUBLICIDADE

charanga

A Charanga é música e performance, portuguesa e internacional, moderna e antiga, revolucionária e tradicional, rural e cosmopolita, analógica e digital, festiva e introspectiva, orgânica e maquinal.
A Charanga é um projecto de música electrónica fortemente ligado às raízes da cultura popular portuguesa, mais concretamente à “folk” nacional, que despertou tanto interesse em notáveis músicos, historiadores e investigadores, como Michel Giacometti, José Alberto Sardinha, Fernando Lopes Graça, Jorge Freitas Branco, entre outros.

PUBLICIDADE

publicidade

Abraçam a essência da cultura popular, nos seus hábitos instintivos, na sua abordagem directa à criação e execução musical, fazendo uso, como no passado, das ferramentas disponíveis. Na era digital e cultura actual, usam computadores, beatboxs, sintetizadores, ferramentas virtuais e influências musicais globalizadas, mas também o Bombo, a Gaita-de-Fole, o violino, a D. Ermelinda que canta a moda da Ceifa, os Adufes e as construções melódicas, harmónicas e rítmicas do Cancioneiro.

A Charanga é e faz tudo isto segundo as lições do povo, que rima para recordar e representa para comunicar, materializando as suas actuações em espectáculos multidisciplinares que combinam a música com a performance e a ilustração visual videográfica. O ORIGENS – Festival Cultural de Travanca de Lagos, em parceria com a OHsXXI – Associação Cultural e Multimédia de Oliveira do Hospital, apresenta “A Charanga, Sábado, dia 14 de Maio, de 2016. A entrada é livre.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE