Coimbra

CCDRC: Competitividade da região Centro aumenta em 2015

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 04-02-2016

A região Centro manteve-se, em 2015, como a segunda região do país com melhor desempenho global, depois da Área Metropolitana de Lisboa, destacando-se uma melhoria nas componentes do crescimento e competitividade e do potencial humano.

PUBLICIDADE

ANA ABRUNHOSA

O Indicador Global de Avaliação da Região Centro aumentou agora para 5 numa escala de 1 a 7. Estas são algumas das conclusões da nova edição do Barómetro do Centro de Portugal, um elemento de monitorização, produzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que tem como objetivo avaliar o progresso alcançado pela Região Centro em termos de crescimento e competitividade, potencial humano, qualidade de vida, coesão e sustentabilidade ambiental e energética.

PUBLICIDADE

publicidade

Estes resultados decorrem da região continuar, segundo a CCDRC, a evidenciar sinais muito positivos em áreas como a educação, o mercado de trabalho ou a capacidade exportadora.

A CCDRC, liderada por Ana Abrunhosa, salienta que a região Centro tem registado de forma sistemática a mais baixa taxa de abandono escolar precoce e os melhores resultados nos exames nacionais a par com a menor taxa de desemprego do país. Apresenta ainda um posicionamento muito favorável no que respeita ao desemprego jovem, às exportações de bens e às competências para a inovação.

No entanto, continuam a ser evidentes as fragilidades ao nível da produtividade e na capacidade de gerar riqueza, problemas estruturais da Região Centro. Na área energética, apesar das melhorias evidenciadas nos últimos anos e dos resultados positivos em termos das energias renováveis, a região continua a apresentar algumas debilidades.

PUBLICIDADE

O Barómetro do Centro de Portugal, que pode ser consultado em www.ccdrc.pt, contempla um conjunto de 25 indicadores-chave, objeto de permanente atualização, que identificam tendências e lacunas de progresso, permitindo desenvolver eventuais ações corretivas e preventivas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE