Exposições

Cavaquinhos na Sala da Cidade

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 03-05-2015

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC)  inaugura dia 8, às 18:00, a exposição nacional “O Cavaquinho – 70 Artistas Plásticos | 70 Cavaquinhos | 70 Obras de Arte”, que poderá ser apreciada na Sala da Cidade até 6 de junho, das 13:00 às 18:30, de terça-feira a sábado.

PUBLICIDADE

Manuela Pimentel (1)

Esta exposição é fruto da colaboração entre a CMC e a Associação Cultural Museu Cavaquinho, cujo mentor é o músico Júlio Pereira. Em 22 de janeiro último, foi assinado um protocolo de colaboração entre o Município e a Associação, com o principal objetivo de promover a inscrição dos saberes e técnicas relativos à construção do cavaquinho no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como medida fundamental para a sua salvaguarda e valorização à escala nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

A Associação Cultural Museu Cavaquinho vem contando com o apoio de artistas plásticos conceituados, entre os quais nomes como Pedro Cabrita Reis, Júlio Pomar e Julião Sarmento. Desta ligação nasceu a ideia de produzir uma exposição, tendo sido convidados 70 artistas – a maioria jovens criadores – de vários pontos do país. A cada um deles foi proposto um cavaquinho como suporte de intervenção plástica, pelo que daqui resultaram obras de grande beleza, mas também muita variedade.

A sua preparação foi possível através do patrocínio inicial da fábrica industrial de instrumentos musicais – APC –, a que se juntou a fábrica artesanal Artimúsica e dez artesãos individuais: Alfredo Machado, António Faria Vieira, António Monteiro, Carlos Jorge Pereira Rodrigues, Domingos Machado, Fernando Meireles, José Gonçalves, Mário Estanislau, Nuno Russel e Víctor Félix que construíram os restantes cavaquinhos para serem intervencionados pelos artistas plásticos.

PUBLICIDADE

Ainda sem edifício próprio, a Associação Cultural Museu Cavaquinhoa vai mostrando o desenvolvimento do seu trabalho no seu site oficial, www.cavaquinhos.pt, onde se encontram cerca de 140 modelos de cavaquinhos portugueses, várias páginas didáticas e galerias de imagens e vídeos, além da história deste instrumento em Portugal Continental, na Madeira e Açores, Havai, Brasil, Cabo Verde e Indonésia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE