Vamos

Casa da Escrita acolhe actividades para crianças

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 10-08-2015

A Câmara Municipal de Coimbra organiza um conjunto de atividades de caráter cultural e lúdico, dirigidas a crianças dos 8 aos 13 anos, permitindo-lhes preencher algum tempo livre durante as férias escolares, nos dias 11, 12 e 13 de agosto (terça, quarta e quinta-feira), das 9h30 às 12h30, na Casa da Escrita.

PUBLICIDADE

O jardim exterior existente na casa onde viveu a família do poeta e ensaísta João José Cochofel acolherá várias atividades ligadas à literatura (exercícios poéticos e de escrita), que têm como principal objetivo demonstrar às crianças a riqueza, a beleza e a diversidade de ideias e sentimentos que a literatura exprime.

Através da leitura de poemas, apropriados à faixa etária dos participantes, serão criados diálogos e situações em torno dos temas abordados de maneira a que as crianças se identifiquem com as mensagens e os seus valores, associando-as ao seu quotidiano. Desta forma, perceberão as potencialidades da escrita literária e poética e o poder das palavras na expressão humana.

PUBLICIDADE

Paralelamente, as crianças participarão em atividades lúdicas, que visam fomentar a amizade e o espírito de grupo, direcionadas para os jogos tradicionais, como seja o “jogo dos sacos”, o “jogo da colher”, o “jogo do limbo”, o “jogo das cadeiras” ou o “jogo da pontaria”.

Os participantes desfrutarão, ainda, do espaço (exterior e interior da Casa) já que os três dias de atividades incluem, também, uma visita guiada à Casa da Escrita, na qual serão apresentados todos os espaços, salientando a história do edifício e da sua recuperação arquitetónica pelo arquiteto João Mendes Ribeiro. A visita destacará, ainda, o significado cultural da casa onde viveu João Cochofel e onde se realizaram tertúlias, reuniões e encontros de toda uma geração de escritores, filósofos, poetas, intelectuais, professores, músicos, cuja vivência, trabalho artístico e intelectual marcaram o panorama cultural e social da época.

PUBLICIDADE

publicidade

A participação nas atividades de verão da Casa da Escrita implica uma inscrição prévia, que poderá ser feita presencialmente (à Rua João Jacinto, nº 8 – Sé Velha), através do telefone 239 853 590 ou do endereço eletrónico casadaescrita@cm-coimbra.pt. A participação é gratuita, sendo apenas necessário as crianças munirem-se de um lanche.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE