Desporto

Canoistas Fernando Pimenta e Emanuel Silva voltam a ser uma equipa

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 23-04-2014

 Os vice-campeões olímpicos Fernando Pimenta e Emanuel Silva voltam a competir em equipa, defendendo o título mundial português em K2 500 na primeira Taça do Mundo de canoagem, de 02 a 04 de maio, em Milão, Itália.

PUBLICIDADE

Os atletas do CN Ponte de Lima e Sporting, respetivamente, vão fazer K1 1.000 em Milão (Pimenta faz igualmente os 5.000), mas também voltam a partilhar uma embarcação, no caso a que em 2013 foi campeã do Mundo com Emanuel Silva e João Ribeiro, ausente, a recuperar de lesão.

“Encaram bem (a notícia). Sabem que são uma embarcação forte. Na Taça de Portugal mostraram grande nível de forma. Em K1 estiveram próximos um do outro e com tempos de referência internacional. Vão seguir as indicações do que a equipa técnica decidiu e participar no K2 500”, explicou à Lusa o vice-presidente para a alta competição, Ricardo Machado.

PUBLICIDADE

publicidade

A última vez que competiram juntos foi em 2013 nos Europeus de Montemor-o-Velho, com um dececionante sétimo lugar: inconformado por não poder fazer K1, Pimenta entrou depois em desacordo com a federação e excluiu-se dos Mundiais.

Juntos em K2 500, Pimenta e Emanuel conquistaram sempre medalha internacional, sendo bronze nos Europeus de 2010, enquanto, em Taças do Mundo, foram ouro e bronze em 2013 e prata em 2011.

PUBLICIDADE

Foram vice-campeões olímpicos em Londres2012 nos 1.000 metros, mas a proximidade das provas de K1 em Milão obriga-os a disputar os 500 como equipa.

A convocatória dos técnicos nacionais Hélio Lucas e José Sousa – treinadores individuais de Fernando Pimenta e Emanuel Silva, respetivamente – abrange ainda David Fernandes (K1 500 e 5.000) e o jovem Diogo Lopes (K1 200), que na época passada foi campeão da Europa e vice-campeão do Mundo júnior.

O K4 1.000 vice-campeão da Europa em 2013 está em suspenso pela ausência de João Ribeiro, lesionado nas costas e com um longo programa de recuperação, “com reforço muscular e tratamento”.

“Vamos esperar. É muito cedo para falar do K4. O João está lesionado. A nossa previsão é que possa estar recuperado e em pleno para os Europeus (Alemanha, julho) e Mundiais (Rússia, agosto), mas é muito cedo para falar. Há muitos imponderáveis. Mediante a equipa disponível e forma física, escolheremos a equipa e as melhores embarcações”, explicou.

Na segunda etapa da Taça do Mundo (16 a 18 de maio em Racice, República Checa), Portugal apresenta a equipa completa – kayaks masculinos e femininos mais as canoas –, enquanto, na terceira (23 a 25 de maio, em Szeged, Hungria), apenas falham os kayaks masculinos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE