Autárquicas

Candidato do PS em Oliveira do Hospital aposta nas acessibilidades

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 16-09-2013

O independente José Carlos Alexandrino, candidato do PS à Câmara de Oliveira do Hospital, reivindica a conclusão do IC6 e o início do IC7, como obras fundamentais para o desenvolvimento da região.

PUBLICIDADE

“Vamos continuar a lutar, junto do Governo central, por acessibilidades adequadas ao desenvolvimento do concelho e da região”, disse hoje o candidato à agência Lusa, salientando a importância de uma mais fácil ligação à A25 e, através dela, a Espanha e outros países da União Europeia.

Entre os principais compromissos da sua candidatura, José Carlos Alexandrino realça também “a defesa intransigente” da manutenção na cidade e do desenvolvimento da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

PUBLICIDADE

publicidade

Nos últimos anos, a ESTGOH, um polo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), tem enfrentado algumas ameaças de esvaziamento, com o IPC a alegar que os cortes orçamentais impostos pelo Ministério da Educação estão na base dessas alterações.

Eleito pela primeira vez, em 2009, para a presidência da Câmara Municipal, liderada pelo PSD ao longo de vários mandatos, José Carlos Alexandrino disse que, se for reeleito, a autarquia vai prosseguir a aposta no tratamento de águas residuais.

PUBLICIDADE

Existem algumas zonas do município “com esgotos que ainda não estão feitos”, afirmou.

“Há quatro anos, havia apenas quatro estações de tratamento de águas residuais (ETAR), mas neste mandato demos um grande passo, com a construção de 14 novas ETAR”, realçou.

A agricultura e a indústria têxtil são as principais atividades económicas de Oliveira do Hospital, um dos 17 concelhos do distrito de Coimbra, com mais de 20 mil habitantes.

O desenvolvimento empresarial, “com medidas que conduzam à criação de emprego”, encabeça a lista de compromissos do candidato proposto pelo PS.

José Carlos Alexandrino apresenta-se às eleições de 29 de outubro com uma equipa que pretende apoiar os jovens, designadamente os recém-licenciados, na criação do próprio emprego, “promovendo a inovação e o empreendedorismo” e a fixação da população.

O setor secundário emprega metade da população e compreende 34,4% das empresas do concelho.

Oliveira do Hospital é sede de um município dominado pelas serras do Açor e da Estrela, com uma população de 20.841 habitantes, segundo dados oficiais de 2011.

O concelho foi perdendo população ao longo século XX. Em 1900, chegou a ter 27.324 habitantes, número que baixou para 20.841, em 2011.

Desde 1976, o PS só liderou a Câmara em dois mandatos: o atual e entre 1989-1993, com o historiador César Oliveira, sempre com maioria relativa.

Os outros candidatos à Câmara de Oliveira do Hospital são José Vasco de Campos (CDS), João Dinis (CDU) e Cristina Oliveira (PSD).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE