Cidade

Camilo Pessanha na Casa da Escrita

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 27-02-2016

A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra acolhe, no dia 1 de março, às 19:00, uma sessão que pretende evocar os 90 anos do desaparecimento do poeta conimbricense Camilo Pessanha.

PUBLICIDADE

pessanha

José Ribeiro Ferreira (Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) fará uma intervenção a que se juntam momentos de declamação de poesia, por Emanuel Ferreira e Emília Nave, e um apontamento musical, a cargo do guitarrista Paulo Soares.

PUBLICIDADE

Camilo de Almeida Pessanha nasceu em Coimbra, a 7 de setembro de 1867, e faleceu em Macau, a 1 de março de 1926. Licenciou-se em Direito, na Universidade de Coimbra e partiu para Macau, onde exerceu funções judiciais. O contacto com a cultura chinesa levou-o a escrever vários estudos e a fazer traduções de poetas chineses. Foram, todavia, os seus poemas simbolistas que largamente influenciaram a geração de Orpheu, desde Mário de Sá-Carneiro até Fernando Pessoa. Os poemas foram reunidos na colectânea Clepsidra, publicada em 1922.

A poesia de Pessanha mostrava o mundo sob a ótica da ilusão, da dor e do pessimismo. O exílio do mundo e a desilusão em relação à Pátria também estão presentes na sua obra. Apesar de uma vida curta, é considerado um dos poetas mais importantes da Língua portuguesa, expoente máximo do simbolismo, pioneiro do princípio modernista da fragmentação.

PUBLICIDADE

publicidade

No Jardim da Sereia, na entrada principal, um busto do poeta (inaugurado em 1967, no 1.º Centenário do seu Nascimento) e, igualmente, a atribuição do seu nome a um arruamento de acesso ao Hospital Pediátrico, constituem homenagens da Cidade de Coimbra a Camilo Pessanha.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE