Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Câmara requalifica Rua de Sobre-Ribas

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 02-04-2016

 

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, consignou hoje a empreitada de “Repavimentação e Remodelação de Infraestruturas da Rua de Sobre-Ribas”, que prevê a melhoria das condições desta artéria da Alta de Coimbra.

m

PUBLICIDADE

publicidade

A Rua de Sobre-Ribas situa-se na Zona Especial de Proteção (ZEP) do Património da Unesco, dentro do perímetro da Cidade Muralhada e totalmente inserida na ZEP do Paço de Sobre-Ribas, Torre de Anto e Colégio de Santo Agostinho.

A empreitada foi entregue à empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda., que irá receber 96.949,59 euros (+IVA) para realizar a obra num prazo máximo de 210 dias, estendendo-se a intervenção a todo o arruamento, desde o cruzamento das ruas do Colégio Novo e dos Coutinhos ao lanço de escadas que liga ao meio do Quebra-Costas.

PUBLICIDADE

Na área mais larga da rua, junto à Torre de Anto, Misericórdia e traseiras do Colégio dos Órfãos, no espaço atualmente ocupado por diversas plataformas, escadas e canteiros, nascerá uma zona ajardinada, preenchida com espécies arbóreas selecionadas e posicionadas por forma a conferir maior agradabilidade ao local.

rua sobre ribas

Os trabalhos de requalificação do espaço urbano da Rua de Sobre-Ribas incluem o levantamento da calçada existente, a revisão das redes de infraestruturas e a repavimentação do arruamento. No que toca à remodelação de infraestruturas, a rede elétrica aérea passará a subterrânea, será instalada rede de gás natural, a rede de dados será revista e a de abastecimento de águas remodelada. Já as redes de esgotos domésticos e pluviais serão separadas.

À semelhança dos restantes arruamentos da Alta, nesta rua predomina a calçada grossa em seixo rolado, rasgada longitudinalmente por elementos talhados em calcário. Acima do arco do Palácio de Sobre-Ribas, o frequente estacionamento automóvel tem provocado danos na calçada, soltando pedras e abrindo buracos no pavimento. E mesmo no restante trajeto, é notório o mau estado das lajetas de calcário, na sua quase totalidade partidas.

Uma vez que o calcário, além de difícil obter, tem pouca durabilidade, tornando-se rapidamente escorregadio, para garantir as necessárias exigências de durabilidade, conforto e segurança, o município reaproveitará a calçada de seixo rolado, sendo esta rasgada por um corredor em lajetas/barras de granito amarelo/castanho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com