Coimbra

Câmara prepara candidatura para reabilitação urbana em Oliveira do Hospital e Bobadela

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 04-08-2015

A Câmara Municipal, no âmbito do PORTUGAL 2020, está a desenvolver uma candidatura para o acesso a financiamento comunitário destinada à Reabilitação Urbana da Cidade de Oliveira do Hospital e do Centro Histórico da Bobadela, sustentada num Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

PUBLICIDADE

oliveira do hospital

Este plano aponta para a Estratégia de Regeneração Urbana tornando-se importante o debate público e dessa forma, a autarquia promoveu duas sessões de esclarecimento, em Oliveira do Hospital e na Bobadela, sobre Reabilitação Urbana que visaram também a recolha de contributos e opiniões dos cidadãos.

PUBLICIDADE

publicidade

Este projeto que visa a reabilitação do património urbanístico constitui também uma oportunidade única para os cidadãos que são desafiados a sinalizar os imóveis de que são proprietários e que pretendem reabilitar, desde que inseridos nas zonas contempladas, de forma a que essa intenção possa ser englobada nesta candidatura. O programa tem um horizonte de sete anos tratando-se por isso de um processo contínuo ao longo dos próximos sete anos, o que significa que o privado poderá efetuar a reabilitar em qualquer momento desse período de tempo, não necessita de ser no imediato

Como explicou o coordenador técnico do PEDU que esteve presente numa das sessões, este fundo oferece “condições vantajosas” e o respetivo acompanhamento técnico, sendo que se trata de uma “oportunidade que muitos municípios gostariam de ter e não têm”. “Muito dificilmente conseguiremos ter uma janela de oportunidade como esta”, sublinhou Jorge Brito.

Também o presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino incentivou os munícipes a apresentarem as suas sugestões e contributos, uma vez que este “programa envolve 501 cidades da União Europeia” e quatro da região de Coimbra, e Oliveira do Hospital é uma das que pode aceder a estes fundos. Frisando que “no passado perderam-se oportunidades para ter uma cidade diferente”, este é um instrumento que permitirá delinear uma “cidade nova e um centro urbano moderno”.

PUBLICIDADE

Para mais informações, os munícipes interessados no processo de reabilitação de imóveis devem contactar a Câmara Municipal pessoalmente ou através do telefone 238 605 257.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE