Câmaras

Câmara faz obras em 4 escolas de Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 05-02-2015

As obras de beneficiação nas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de São Martinho do Bispo, São Bartolomeu, Arzila e Antanhol vão começar, assinado que está o respetivo contrato pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado.

PUBLICIDADE

O documento, que a CMC resume para a comunicação social, estabelece que a intervenção será efetuada pela Soteol – Sociedade de Terraplanagens do Oeste Lda., que dispõe de um prazo de 270 dias (9 meses) para concluir a obra e irá receber 153.488 euros (valor com IVA incluído). Apesar de a beneficiação começar agora, está previsto efetuar-se o grosso dos trabalhos nos períodos de férias escolares.

A maior intervenção terá lugar na Escola do 1º CEB de S. Martinho do Bispo, um estabelecimento de dois pisos com seis salas de aula que se apresenta em mau estado de conservação. As casas-de-banho, situadas no telheiro, serão remodeladas, tanto na área dos alunos como na dos professores, sendo que estas últimas passarão a dispor de acesso para pessoas com mobilidade condicionada.

PUBLICIDADE

Na cantina prevê-se a demolição de divisórias, conferindo mais espaço a esta área, funcionalidade e polivalência, e permitindo-lhe acolher atividades de tempos livres. A cozinha/copa de empratamento e lavagem será remodelada, com substituição integral dos móveis e equipamentos envelhecidos e degradados. A casa da caldeira mantém-se e recebe um armário para arrumo de materiais de limpeza.

Este estabelecimento possui, atualmente, um único portão de acesso, muito distante da cantina. Nesse sentido, será aberto um segundo, lateral, que facilitará a aproximação à cantina, para cargas e descargas, e à área da Componente de Apoio à Família, quando já não há aulas. O novo portão representará um aumento de segurança e possibilitará ainda o acesso, à escola, a pessoas com mobilidade condicionada. A intervenção na Escola do 1.º CEB de São Martinho do Bispo incluirá também a renovação da iluminação e do pavimento em madeira das salas, pintura exterior e limpeza das cantarias e substituição das caixilharias em madeira por alumínio termolacado.

PUBLICIDADE

publicidade

Em Antanhol, serão substituídas três caixilharias em madeira, degradadas, por novas, em alumínio termolacado, e a recuperada a porta, em madeira, da entrada principal. Já em Arzila, será reparado o reboco e pintura do alçado principal. Aqui, o Jardim de Infância irá receber caleiras sobre a entrada, o mesmo sucedendo nas entradas do telheiro. Ainda nesta escola, as três janelas do jardim-de-infância irão ganhar tubos de proteção e o recreio três toldos tipo cortinas verticais.

Por último, em S. Bartolomeu, serão aplicadas 14 vãos em alumínio, de cor vermelha, nas janelas das salas de aula e gabinete da terapia da fala.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE