Câmaras

Câmara de Poiares e Águas do Mondego colocam fim a diferendo

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 26-12-2013

A Câmara de Vila Nova de Poiares anunciou hoje ter colocado fim a um diferendo com a Águas do Mondego e ter reduzido a dívida a esta empresa em mais de 200 mil euros.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a autarquia presidida por João Miguel Henriques diz que o acordo vai permitir o pagamento em cinco anos de uma dívida de aproximadamente dois milhões de euros.

“O acordo hoje estabelecido permitiu ainda uma poupança para os cofres do município, que viu serem retirados mais de 200 mil euros ao valor total da dívida, fruto de uma negociação do custo das estruturas integradas e a integrar pela Águas do Mondego”, refere o comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

A nota de imprensa diz ainda que este litígio, que dura há três anos e que agora finda, obrigou a três processos judiciais, dois deles em curso.

A autarquia tinha perdido um processo.

PUBLICIDADE

A câmara também anuncia que este acordo teria de estar finalizado este ano, sob pena de o município ser alvo de um “enorme corte” nas transferências do Estado.

João Miguel Henriques, que substitui na autarquia Jaime Marta Soares, tinha já chegado a acordo com a EDP e a Transdev.

O comunicado explica também que o novo executivo reduziu as despesas com telecomunicações de 80 mil euros por ano para 16 mil euros por ano.

A 22 de dezembro, o presidente da câmara tinha afirmado, em comunicado, que o município está em “situação de rotura financeira” e que deverá ter de recorrer a um “plano de ajustamento”.

O autarca disse então que se reuniu com o secretário de Estado da Administração Local para lhe dar conta da “situação financeira do município” e para lhe pedir “apoio para ultrapassar as tremendas dificuldades que encontrou” na Câmara de Poiares.

João Miguel Henriques foi eleito presidente da Câmara de Poiares pelo PS nas autárquicas de 29 de setembro de 2013, sucedendo ao social-democrata Jaime Soares, que não se recandidatou ao lugar por força da lei de limitação de mandatos.

O governante “não teve dúvidas em afirmar que o município de Vila Nova de Poiares está, de acordo com os números” que lhe foram apresentados, em “situação de rotura financeira”, sublinhou João Miguel Henriques, citado numa nota tornada pública pela câmara daquela vila, vizinha de Coimbra.

No dia seguinte, o social-democrata Jaime Soares, ex-presidente da câmara, disse que a autarquia “está há mais de dez anos em saneamento financeiro”, minimizando as acusações do atual líder do executivo.

A Câmara de Vila Nova de Poiares anunciou a 19 de dezembro uma dívida de 21 milhões de euros e um passivo superior a 29 milhões, na sequência da aprovação do orçamento para 2014.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE