Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Câmara de Condeixa ilumina-se de azul para lembrar autismo

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 30-03-2015

O Município de Condeixa-a-Nova promove no próximo mês um conjunto de iniciativas para lembrar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se assinala a 2 de abril.

PUBLICIDADE

câmara condeixa

Associando-se, pelo segundo ano consecutivo, à campanha “Acendam a Luz Azul”, promovida pela Federação Portuguesa de Autismo, as fachadas da Câmara Municipal e da Biblioteca Municipal irão iluminar-se no dia 2 de abril de azul, a cor definida como o símbolo da doença, tendo em consideração a maior incidência nos meninos.

PUBLICIDADE

publicidade

Também os funcionários da Autarquia foram convidados a vestirem, nesse dia, uma peça de roupa de cor azul, para chamar a atenção da população para o autismo, um transtorno neurológico cuja incidência em crianças é maior. É mais frequente do que as neoplasias na infância, a diabetes juvenil e a SIDA na infância, todas somadas.

Ainda no dia 2 de abril, a Câmara de Condeixa apoia o lançamento, pela My Kid Up, do livro “Crianças e Autismo– Histórias de Triunfo e Esperança”, de Ennio Cipani, que terá lugar na Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova, pelas 18:30.

PUBLICIDADE

Este livro relata sete histórias reais de crianças que, após um longo período de intervenção baseada na Applied Behavior Analysis e na sua aplicação pratica de Early Intensive Behavior Analysis (EIBT), tiveram uma grande evolução no seu desenvolvimento tendo, algumas, se tornado indistinguíveis dos seus pares.

Finalmente, no dia 11 de abril, realizar-se-á um workshop sobre o tema “Autismo: da Consciencialização à Prática”, sobre estratégias de ensino adaptadas ao contexto familiar, direccionado a todos os pais de crianças com Necessidades Educativas Especiais Permanentes.

Este workshop, promovido pela Autarquia de Condeixa em parceria com a My Kid Up – Centro de Intervenção Comportamental,  irá decorrer na Biblioteca Municipal das 10h30 Às 12h30. A inscrição é gratuita mas limitada à capacidade da sala.

A Assembleia Geral das Nações designou o dia 2 de Abril como o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo iniciando as comemorações em 2008, ano em que várias entidades se associaram ao movimento “Light it up Blue”, tendo sido instituída a cor azul para identificar esta celebração.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com