Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Câmaras

Câmara de Coimbra manda reabilitar muralha da cidade na Couraça de Lisboa

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 31-07-2014

[flagallery gid=146 name=Gallery]

PUBLICIDADE

Câmara Municipal de Coimbra  (CMC)  informa-nos que presidente Manuel Machado assinou hoje o contrato e o auto de consignação da obra de “Reabilitação do troço liberto da muralha na Couraça de Lisboa e respetiva iluminação cénica”.

A intervenção neste elemento patrimonial de elevada importância histórica insere-se na intenção da CMC de reabilitar e reanimar as estruturas remanescentes da “Cidade Muralhada”.

PUBLICIDADE

publicidade

A partir de hoje, a empresa Lusocol – Sociedade Lusa de Construções Lda. dispõe de 120 dias (contínuos) para concluir a empreitada. A obra terá um custo total de 73.672,36 euros (valor com IVA incluído à taxa de 6%), sendo que o correspondente concurso público, ao qual concorreram seis empresas, apresentava um preço-base de 101.761 euros, sem IVA. Trata-se de uma intervenção cofinanciada, em 85%, pelo Programa Operacional Regional do Centro (QREN), no âmbito da “Rede de Castelos e Muralhas Medievais do Mondego”.

A CMC adianta que, face ao estado de degradação deste troço da muralha, pretende-se aplicar-lhe um conjunto de procedimentos de recuperação e conservação, de forma a garantir a sua preservação, restituindo-lhe uma imagem digna e adequada à sua dimensão histórica. Além do tratamento da muralha, prevê-se a remoção de vegetação parasitária, árvores e arbustos, assim como do entulho e lixo depositados junto a esta infraestrutura. Já ao longo das escadas do Quinchorro será aplicado um corrimão em chapa metálica com a forma de U invertido. Estas escadas beneficiarão ainda de iluminação.

PUBLICIDADE

No que diz respeito à iluminação cénica da muralha, será instalada uma linha contínua de luz, uniforme e ininterrupta, capaz de marcar o plano de pedra. Esta luz linear permitirá criar um efeito cenográfico que, conjugado com futuras intervenções semelhantes nos restantes troços da muralha, irá formar uma imagem geral do núcleo muralhado coerente e unitária.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com