Câmaras

Câmara de Coimbra concorre a Mayors Challenge!

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-12-2013

Oito cidades e vilas portuguesas candidataram-se ao concurso ‘Mayors Challenge’, destinado a ideias inovadoras de câmaras municipais europeias, com um prémio de cinco milhões de euros e cujas inscrições terminam a 31 de janeiro, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

“Mais de 182 cidades na Europa já se candidataram ao Mayors Challenge 2013-2014, um concurso que pretende inspirar as cidades europeias a criar ideias inovadoras para resolução de desafios importantes e melhoria da vida urbana, com potencialidades para serem partilhadas com outras cidades”, refere um comunicado divulgado pela organização do concurso, a Bloomberg Philanthropies, fundação do presidente da Câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg.

A nota adianta que, das candidatas, oito são portuguesas: Lisboa, Vila Nova de Gaia, Braga, Cascais, Coimbra, Sintra, Leiria e Odivelas.

PUBLICIDADE

publicidade

O concurso irá atribuir cinco milhões de euros à cidade classificada em primeiro lugar e um milhão de euros a outras quatro que desenvolvam as ideias mais criativas e adaptáveis a outras cidades.

A edição deste ano do concurso convida municípios com mais de 100 mil habitantes a apresentarem uma ideia inovadora e criativa, sendo que têm de “abordar um problema sério, melhorar os serviços disponibilizados aos habitantes, criar eficiências governamentais significativas e/ou aumentar o relacionamento com o público”.

PUBLICIDADE

Para concorrer, as câmaras podem apresentar uma candidatura até 31 de janeiro do próximo ano.

“Na primavera, serão anunciados os vinte finalistas. Em maio, equipas de cada uma destas cidades irão participar no Bloomberg Ideas Camp, um encontro de dois dias em que especialistas em políticas, programas e inovação irão ajudar as cidades a reforçar e alargar as respetivas ideias para assegurar o maior impacto possível”, adianta a organização.

Os finalistas têm que apresentar as candidaturas revistas até meados do verão e os vencedores serão anunciados no outono.

Na edição passada, que abrangeu apenas cidades norte-americanas, o vencedor foi Rhode Island, que apresentou uma iniciativa na área de educação para crianças e recebeu cinco milhões de dólares atribuídos pela Bloomberg Philantropies, havendo ainda mais quatro cidades que receberam um milhão cada uma em prémios de inovação.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE