Câmaras

Câmara de Cantanhede não quer abdicar da reabertura do ramal da Pampilhosa

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 27-12-2013

O presidente da Câmara de Cantanhede disse hoje que aquela autarquia não abdica da reabertura do ramal ferroviário da Pampilhosa, esperando que a requalificação da linha possa ser uma realidade com verbas do próximo quadro comunitário de apoio.

PUBLICIDADE

“Continuaremos sempre a defender a linha”, disse hoje João Moura, autarca eleito pelo PSD, durante o período antes da ordem do dia da reunião da Assembleia Municipal de Cantanhede.

O ramal da Pampilhosa faz a ligação entre aquela estação, na linha do Norte, e a Figueira da Foz, e foi desativado, por razões de segurança, a 05 de janeiro de 2009, na altura para a realização de obras de modernização que nunca se realizaram.

PUBLICIDADE

publicidade

Em 2011, o processo de reabertura foi suspenso e os carris encontram-se a ser retirados, depois de vários furtos.

João Moura frisou que no último ano decorreram reuniões entre a comunidade intermunicipal do Baixo Mondego (hoje integrada na Região de Coimbra) e a Refer, para discutir a viabilidade de uma eventual ligação ferroviária de mercadorias entre o porto da Figueira da Foz e Espanha – via ramal da Pampilhosa e linha da Beira Alta – tendo sido elaborado um estudo prévio nesse sentido.

PUBLICIDADE

“O estudo vai ser aprofundado. E, no futuro, espero que seja possível candidatar [a requalificação] a fundos europeus”, frisou o autarca.

A esse propósito, referiu que uma primeira estimativa de custos de requalificação apontava para 30 milhões de euros, mas que esse valor desceu para os 12 milhões, “um valor muito razoável a dividir pelos municípios e pela Refer”, argumentou João Moura.

O presidente da Câmara minimizou a retirada dos carris, sublinhando que esta ocorreu devido aos assaltos verificados.

“O que importa é que aquele canal se mantenha e possa ser recuperado”, adiantou.

A esse propósito, João Moura sustentou que o ramal da Pampilhosa está no plano estratégico da comunidade intermunicipal “tal como o Metro Mondego”, e que os municípios de Cantanhede, Mealhada, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz não abdicam da sua requalificação “até pela força que está a ter o porto da Figueira”, disse.

Apesar de defesa da ligação, via Pampilhosa, ao porto da Figueira da Foz, a estrutura portuária já possui uma ligação ferroviária, até à linha do Norte, através do ramal de Alfarelos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE