Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Câmara dá 2000 Euros para o 135.º aniversário do Orfeon Académico de Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 28-11-2015

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) atribuiu um apoio para atividade pontual, no valor de 2000 euros, ao Orfeon Académico de Coimbra, destinado a auxiliar a realização das comemorações do 135.º aniversário desta instituição, que começaram no passado dia 29 de outubro e se prolongam por um ano.

PUBLICIDADE

mm

O apoio financeiro, que será entregue até ao próximo dia 31 de dezembro, foi formalizado hoje, através da celebração de um protocolo, assinado pelo presidente da CMC, Manuel Machado, e pela presidente da direção do Orfeon Académico de Coimbra, Ana Sofia Vilarinho. A vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes, também marcou presença neste ato.

PUBLICIDADE

publicidade

No texto do protocolo é referido que o Orfeon Académico de Coimbra “contribui inequivocamente para o desenvolvimento artístico-cultural do município”. Já sobre o programa das comemorações, Ana Sofia Vilarinho destacou o concerto, com orquestra, na Sé Velha, no próximo dia 7 de dezembro, em que será apresentada a obra Messias (HWV 56), de Handel. A responsável salientou ainda o Concurso de Composição Coral (a decorrer até Março de 2016) e a realização de serenatas de rua, Passear pelos Caminhos do Fado e Património, em várias datas e locais de Coimbra.

Fora do protocolado, e conforme aprovação do executivo do passado dia 9, a CMC irá prestar também apoio logístico, isenção de taxas, atribuição de lembranças e divulgação das comemorações deste 135.º aniversário.

PUBLICIDADE

O Orfeon Académico de Coimbra foi fundado em 29 de Outubro de 1880, por João Arroyo, então com a designação de Sociedade Choral do Orpheon Académico, tendo-se estreado a 7 de Dezembro desse mesmo ano. De acordo com registos existentes no município, trata-se da primeira entidade distinguida com a Medalha de Ouro da Cidade, aprovada em Julho de 1945. Atualmente, sob a alçada do maestro e diretor artístico Artur Pinho Maria, é composto por coralistas provenientes de todas as faculdades da Universidade de Coimbra e institutos superiores.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com