Cidade

Câmara aprova mais umas “pinguinhas” da Ciclovia

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-04-2016

O estudo prévio para a continuação da Ciclovia de Coimbra, no troço Choupal / Campos do Bolão, foi aprovado por unanimidade pelo executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

PUBLICIDADE

machado

Na hora de circular pelas declarações dos vereadores na reunião do executivo deste dia 25 de abril, ficamos a saber que Ferreira da Silva prefere que a ciclovia não fosse feita “às pinguinhas. Paulo Leitão alerta para perigo das pedregulhos (que o  actual Presidente da Câmara mandou retirar das rotundas plantadas quando Nuno Freitas era vereador de Carlos Encarnação) que limitam a área. Manuel Machado responde que está contra os calhaus e acrescenta que apanha todas as pedras que apanha no caminho…para fazer uma castelo.

PUBLICIDADE

Segundo a CMC, além uma ciclovia marcada em via de circulação automóvel, entre a entrada principal da Mata Nacional do Choupal e a rotunda da EN 111-1 (junto à estação de Coimbra B), o estudo abrange uma ciclovia implantada ao nível do passeio, ao longo da EN 111-1, até aos campos do Bolão.

O documento prevê ainda uma intervenção na entrada da Mata do Choupal, a criação de uma rotunda junto à entrada da ETAR e do Canil Municipal e o tratamento da zona verde ao longo do troço da EN 111-1.

PUBLICIDADE

publicidade

Estando já completo o traçado entre a ponte Açude e a rotunda da EN 111-1, que dá acesso à entrada principal da Mata Nacional do Choupal, o presente estudo prévio procura agora tratar da continuação desta ciclovia até à outra rotunda da EN 111-1 (junto à Repsol), que dá acesso ao campo de treinos da Académica.

O estudo indica que a ciclovia terá duas tipologias distintas: a primeira será uma faixa ciclável marcada em via de circulação automóvel, com um único sentido e 1m de largura, que permitirá a coexistência entre bicicletas e veículos automóveis, e será aplicada no troço entre a entrada principal da Mata do Choupal e a rotunda da EN 111-1 (junto à estação de Coimbra B); a segunda será uma ciclovia dedicada com dois sentidos, implantada ao nível do passeio e com 3m de largura, que será aplicada ao longo da EN 111-1, até aos campos do Bolão.

O documento recomenda ainda uma intervenção na entrada da Mata do Choupal, de forma a garantir a segurança pedonal e a organizar o estacionamento informal que aí acontece.

Pretende-se, então, colocar ali elementos em pedra granítica idênticos aos que se têm vindo a aplicar na zona de entrada para a mata, de modo a impedir o estacionamento neste local e a melhorar, assim, a visibilidade, obrigando ainda à redução da velocidade. Estes elementos deverão ser colocados do lado da vala, nos 60 metros seguintes à entrada da mata. Mais à frente, está prevista a implantação de uma rotunda, junto à entrada para a ETAR e para o Canil Municipal, de forma a facilitar a inversão de marcha e a circulação neste local.

Já relativamente à implementação da ciclovia ao longo da EN 111-1, é prioritário garantir a segurança dos ciclistas e peões, tendo em conta a elevada intensidade de tráfego nessa zona. Como tal, a ciclovia será executava ao nível do passeio, com o maior afastamento possível da faixa de rodagem. Desta forma, a berma pavimentada existente deverá ser mantida, podendo eventualmente vir a ser usada como estacionamento, e a ciclovia será implementada em paralelo com o passeio. Está ainda previsto o tratamento de toda a zona verde aí existente, de forma a tornar este espaço num potencial local de paragem para os peregrinos e utilizadores da ciclovia.

Com o objetivo de dignificar a circulação pedonal, com especial ênfase para os caminhos de Fátima e de Santiago (ao longo da rua Parcelar do Campo), o estudo prévio compreende ainda uma proposta de execução de um passeio em saibro, com 3m de largura, sobrelevado em relação à via, sendo que existirão alguns pontos de estreitamento, em que se deverá dar prioridade à circulação pedonal em detrimento do automóvel, promovendo assim a redução de velocidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE