Coimbra

Cães de Parar lutam em Penacova

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 11-04-2016

Realizou-se este sábado, na Quinta da Nora, em Miro, concelho de Penacova, o 1º Troféu de Santo Huberto, organizado pelo município de Penacova.

PUBLICIDADE

a

Esta prova juntou duas dezenas de caçadores e os seus fiéis amigos (cães de parar). Estes participantes vieram de várias zonas do país, tendo sido formadas duas séries, divididas por dois campos distintos, tendo estas sido julgadas pelos juízes Joaquim Rosa e Samuel Lourenço.

PUBLICIDADE

publicidade

Passaram à “barrage” os dois primeiros classificados de cada série. Em plena serra, estes viram-se confrontados com chuva ao longo de toda a manhã, o que tornou a prova mais difícil. Os cães têm de farejar o terreno à procura da presa e, quando a detetam, ficam imobilizados à espera da intervenção do caçador.

De acordo com a organização, “este campeonato de Santo Huberto, como é designado o santo padroeiro dos caçadores, tem como objetivo promover o espírito desportivo do caçador e formá-lo, tendo em consideração aspetos técnicos, legais e cívicos, bem como a correta utilização do cão de parar, num quadro de respeito pela natureza e pela ecologia”.

PUBLICIDADE

b

O grande vencedor acabou por ser Luís Delgado, da Lourinhã, que contou com a preciosa ajuda da Kimi. Este concorrente venceu também a categoria de melhor cão, arrecadando assim o lugar mais alto do pódio. Na segunda posição ficou Rui Bonito, do Porto, deixando para trás João Pereira, do Cadaval, e Carlos Paiva, da Maia, terceiro e quarto classificados respetivamente.

De acordo com o vereador do desporto do município de Penacova, Ricardo Simões, “a diversidade de modalidades praticadas no concelho de Penacova, incluindo caça e pesca, vem realçar a cada vez maior projeção às potencialidades desportivas que este território oferece, fazendo de Penacova um local, por excelência, do desporto e da natureza”

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE