Cidade

Bombeiros de Coimbra estreiam viatura em simulacro de incêndio na Universidade

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-11-2013

A Companhia de Bombeiros Sapadores (CBS) de Coimbra estreou hoje uma viatura, ao final da manhã, num simulacro de incêndio no Arquivo da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

O veículo urbano de combate a incêndios (VUCI), que custou cerca de 240 mil euros, 85% dos quais comparticipados por fundos europeus, “saiu hoje pela primeira vez do quartel” da CBS e respondeu plenamente às expectativas, disse à agência Lusa o chefe Abílio Lucas, um dos responsáveis pelo simulacro.

Embora o Arquivo se situe no Polo I da Universidade de Coimbra (UC), em plena zona história da Alta da cidade, com bastante trânsito e muitos carros estacionados, os bombeiros não tiveram dificuldade em chegar ao edifício, disse aquele responsável, destacando a colaboração dada por automobilistas, peões e funcionários da Universidade.

PUBLICIDADE

O simulacro fez parte de um plano que visa avaliar a capacidade de resposta não só por parte dos bombeiros, mas também das instituições, em situações de emergência, salientou Abílio Lucas, adiantando que o teste de hoje admitiu a deflagração de chamas na secretaria do Arquivo da UC, no segundo piso do edifício.

Os bombeiros, ao contrário daquilo que sucedia há alguns anos, “hoje estão alertados e sensibilizados” para a necessidade de tomarem em atenção o meio a que recorrem para extinguir as chamas, afirmou aquele responsável, a propósito da simulação de hoje ter tido como alvo um espaço de livros e outros documentos de “valor inestimável”.

PUBLICIDADE

publicidade

Além do novo VUCI, disponível desde outubro, a CBS de Coimbra tem desde julho outra nova viatura, esta para combate a incêndios florestais, que envolveu um investimento da ordem dos 160 mil euros, igualmente comparticipado em 85% pela União Europeia, através do Programa Operacional Regional do Centro.

A CBS de Coimbra dispõe atualmente de um total de 30 viaturas, entre as quais duas ambulâncias, e três botes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE