Política

Bloco de Esquerda critica “trabalho não-remunerado” em estágios da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 15-04-2014

O BE de Coimbra criticou hoje o programa de estágios de verão da Universidade de Coimbra, considerando que esta iniciativa promove “o trabalho não-remunerado” dos estudantes.

PUBLICIDADE

“Os estágios são completamente gratuitos, sem qualquer tipo de ajudas de custo ou de subsídio”, sendo uma forma de “empurrar os estudantes para um clima de precariedade”, afirmou à agência Lusa Rute Simão, coordenadora dos estudantes do BE de Coimbra.

Contactada pela agência Lusa, a Universidade de Coimbra rejeitou fazer qualquer comentário às críticas apontadas ao programa.

PUBLICIDADE

Os estágios podem ir até seis meses, estando a Universidade de Coimbra (UC) a promover estas ofertas para as suas próprias estruturas assim como “para empresas privadas”, alertou Rute Simão, sublinhando que esta é uma forma “dissimulada” de se ocuparem postos de trabalho “a troco de nada”.

“A Universidade de Coimbra está a aproveitar-se dos estudantes”, referiu a coordenadora.

PUBLICIDADE

publicidade

Num comunicado de imprensa enviado hoje, o BE frisou que “a UC disponibilizou uma lista de instituições parceiras que pretendem recrutar de forma completamente gratuita” alunos da universidade.

A própria UC “oferece vagas de trabalho ausente de pagamento que chegam a durar cinco meses”, diz ainda o comunicado, criticando a “exploração” perpetrada pela instituição no programa de estágios, que decorre entre maio e outubro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE