Coimbra

Bispos de Coimbra diz que povo está bem

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-02-2014

O bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, disse hoje que as pessoas estão serenas, apesar da crise que afeta o país e que tem contatado com populações “a viver na normalidade” e com confiança no futuro.

PUBLICIDADE

“Não se encontra um povo português, como às vezes parece, desanimado abatido e triste. Encontra-se um povo a viver na normalidade, com alguma tranquilidade embora com alguns aspetos causadores de algumas apreensões”, disse hoje Virgílio Antunes à agência Lusa, à margem de uma visita pastoral ao concelho de Montemor-o-Velho.

Para além daquele município do Baixo Mondego, o bispo de Coimbra visitou já Mira e Cantanhede, onde notou “uma serenidade muito grande” nas pessoas com quem contactou.

PUBLICIDADE

“A preocupação maior que se vê nas pessoas é o trabalho e sobretudo a dificuldade de encontrar trabalho nas novas gerações. Mas vejo também por outro lado, tanto nas escolas, como em muitas empresas, como nas comunidades e nas próprias autarquias muitos motivos de esperança e pessoas que estão a trabalhar para descobrir caminhos de futuro”, frisou.

Naqueles concelhos, Virgílio Antunes disse estarem identificadas “algumas bolsas de pobreza e, sobretudo de solidão” por parte de habitantes mais idosos, embora “nada que se compare àquilo que vemos, às vezes, na comunicação social, relativo aos grandes meios urbanos”.

PUBLICIDADE

publicidade

“São pequenos meios, onde há uma relação de proximidade muito grande entre as pessoas, de vizinhança”, argumentou, aludindo ao “auxílio muito grande” que é proporcionado por parte das autarquias, sociedade civil e da própria igreja aos mais necessitados.

“Felizmente, nesta região, não se vivem muitos dos grandes dramas que vemos viver nos grandes centros urbanos onde há um conjunto de situações de vida muito diferentes”, afirmou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE