Economia

Bairrada com Restaurante e Vinhos Premiados. Quer provar?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 26-01-2016

Bairrada vence quatro Prémios W 2015: região afirma excelência em diferentes valências do vinho.

PUBLICIDADE

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Aníbal Coutinho, enólogo e crítico de vinhos autor do site com o seu nome, revelou este Sábado os vencedores dos ‘Prémios W 2015’.

PUBLICIDADE

publicidade

A Bairrada saiu vencedora em quatro categorias: Melhor Denominação de Origem Protegida (DO Bairrada), Melhor Serviço de Vinhos em Restaurante de Rua (Rei dos Leitões, na Mealhada), Melhor Loja de Vinhos (Garrafeira 5 Estrelas, em Aveiro) e Melhor Vinho Tranquilo Branco de Calendário (Quinta das Bágeiras, Avô Fausto DOC Bairrada 2014 – Mário Sérgio Alves Nuno).

Pedro Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, revela a enorme satisfação pelos prémios alcançados, destacando o facto de a Bairrada ter trazido para a região galardões que premeiam diferentes vertentes ligadas ao vinho: “o bom desempenho foi reconhecido no que toca à produção, regulamentação, promoção, restauração e comércio, o que revela que a região está claramente empenhada em mostrar a sua dinâmica e orgulho em fazer mais e cada vez melhor”.

PUBLICIDADE

Segundo Aníbal Coutinho “não é fácil mexer nos estatutos de uma Denominação de Origem (que o diga a DO Alentejo, totalmente inadaptada à realidade geográfica e qualitativa da sua produção vinícola). A jovem liderança da CVR [Bairrada] meteu mãos à obra e, contra as sérias dificuldades de uma insipiente quota de mercado e de uma crença do consumidor que imagina os seus vinhos como difíceis e envelhecidos, gerou eventos para grande público e apostou na criação de um novo espumante Baga-Bairrada de método clássico à base da casta tinta Baga, inspirado no conceito champanhês de Blanc de Noirs. A DO Bairrada amplificou, em 2015, a sua força nos espumantes de qualidade e começa a convencer um público mais informado com os vinhos tranquilos, de boa guarda mas igual prazer imediato nas mesas de 2016. A atribuição deste prémio W é um convite à redescoberta dos vinhos DO Bairrada”.

Ainda no âmbito da produção, Aníbal Coutinho elegeu o ‘Avô Fausto branco 2014’ da Quinta das Bagéiras como o ‘Melhor Vinho Tranquilo Branco de Calendário, definindo como um “branco de grande personalidade e consenso (ao contrário de outros menos consensuais, por vezes, de amor-ódio)”.

O ‘Melhor Serviço de Vinhos em Restaurante de Rua’ foi atribuído ao afamado e várias vezes distinguido no seio da crítica gastronómica e vínica Rei dos Leitões. “Improvável. No meio do cluster dos restaurantes de leitão à Bairrada e de um serviço mediano de vinhos ainda mais anónimos, eis que o Rei dos Leitões, renovado há cerca de 4 anos por Paulo Rodrigues e Licínia Ferreira, se destaca como um restaurante desenhado para o vinho. Não sou o primeiro a reconhecer a excelência do serviço e da oferta de vinhos do Rei do Leitões e não serei o último. Sobretudo se mantiverem uma política de preços tão sensata. Para quem não gosta de leitão, entre neste restaurante vínico e peça robalo…”, assim foi a descrição feita por Aníbal Coutinho para sustentar a sua escolha.

O Prémio W da ‘Melhor Loja de Vinhos’ foi para Aveiro e coube à Garrafeira 5 Estrelas. Uma excelente notícia que vai certamente levar Aníbal Coutinho a visitar o espaço em questão. O crítico afirmou publicamente que não conhece esta garrafeira, mas nem por isso teve a certeza de que seria a escolha acertada para levar esta prémio para casa! Aníbal Coutinho destacou “a competência, conhecimento, aconselhamento e muito amor pelo vinho [que ali se respira]. Para além de portefólio nacional completo. Chega aos inúmeros clientes com excelente oferta on line que complementa a compra na Garrafeira onde a quantidade de eventos é assinalável, para contentamento dos enófilos. Muito ativas no Facebook, sempre atualizadas e presentes nos grandes eventos, as manas Paralta traçam um caminho de futuro em terra de ganhadores”.

Os ‘Prémios W’ surgem na sequência do trabalho que Aníbal Coutinho tem vindo a desenvolver há mais de uma década, dando a conhecer o que de melhor se faz nas várias áreas do sector vitivinícola nacional, através do seu site pessoal: www.w-anibal.com.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE