Coimbra

Avô tem Praia Acessível para toda a família

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 02-07-2015

Na praia fluvial de Avô foi hasteada a bandeira Praia Acessível, estatuto que a Ilha do Picoto tem renovado nos últimos anos, vindo a ser alvo de intervenções constantes para melhorar o acesso à praia por parte dos utilizadores com mobilidade condicionada.

PUBLICIDADE

unnamed (11)

Nesta cerimónia simbólica com a presença do vice-presidente e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo, do vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, e da presidente de Junta de Freguesia de Avô, Vanessa Fernandes, foi igualmente hasteada a Bandeira da Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto, fruto da integração da Rede das Aldeias do Xisto e no âmbito da qual foram realizadas algumas intervenções de requalificação, em 2012.

PUBLICIDADE

publicidade

O galardão “Praia Acessível” é atribuído no âmbito do projeto “Praia Acessível, Praia para todos” que visa galardoar as praias que reúnam as condições que permitam o seu uso por todas as pessoas, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.

Oficialmente reconhecida como estando apta para ser usufruída por pessoas com mobilidade condicionada/reduzida, a praia fluvial na Ilha do Picoto, em Avô, cumpre diversos critérios obrigatórios para que possa ser considerada acessível como: acesso pedonal fácil e estacionamento ordenado com lugares reservados; acesso pedonal, através de percurso acessível, até à zona de banhos de sol e o mais próximo possível da zona de banhos (passadeiras e rampas); passadeiras sobre o areal; instalações sanitárias adaptadas e em local de fácil acesso; existência de nadador salvador e garantir acesso ao serviço de primeiros socorros.

PUBLICIDADE

Como assinala a presidente da Junta de Freguesia de Avô, Vanessa Fernandes, este é um galardão “com grande importância porque confirma que a praia garante o acesso a todo o tipo de pessoas, nomeadamente as que têm mobilidade condicionada” e frisa que “dá maior visibilidade à praia e assim se consegue que toda a população que queira usufruir da praia possa ter acesso à mesma”. Com tudo a postos para a época balnear, a jovem autarca deixa o convite “a todas as pessoas para visitar a nossa freguesia e desfrutar da praia fluvial onde temos todas as condições para o poderem fazer”.

O concelho de Oliveira do Hospital possui, entre outras zonas balneares, duas praias fluviais designadas – Avô e Alvoco das Várzeas – sendo que esta última, foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, com a Bandeira Azul. Além deste importante galardão, no dia 28 de junho, foram hasteadas a  Bandeira Praia Acessível e a Bandeira da Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE