Carteira

Associação Empresarial da Região da Coimbra quer ser a nossa voz no mundo dos negócios

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 01-10-2013

[flagallery gid=109 name=Gallery]

PUBLICIDADE

A NERC – Associação Empresarial da Região da Coimbra  foi apresentada esta terça-feira no Auditório da Novotecna, no Complexo Tecnológico de Coimbra. A cerimónia contou a presença do presidente da Comissão Instaladora, Horácio Pina Prata, e do presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), José Eduardo Carvalho.

Como Notícias de Coimbra revelou em exclusivo, a da NERC– Associação Empresarial da Região da Coimbra é uma associação empresarial sem fins lucrativos constituída ao abrigo da lei civil, tem por objectivo promover o desenvolvimento das actividades económicas na região, e também assegurar uma participação de crescimento exponencial em matéria decisiva e programática no que diga respeito às empresas e à região, trabalhando de acordo com uma lógica de proximidade e de cooperação.

PUBLICIDADE

publicidade

“É importante criar uma dinâmica empresarial”, afirmou hoje à tarde Horácio Pina Prata, presidente da comissão instaladora da NERC, durante a cerimónia de apresentação pública da associação, que irá ser o núcleo regional da Associação Industrial Portuguesa (AIP), apesar de ter estatutos próprios.

Horácio Pina Prata afirmou que pretende “uma orientação para mercados externos não tradicionais”, considerando que, apesar de “haver um reduzido número de empresas exportadoras” no distrito, “a marca de Coimbra é pujante, em termos internacionais”.

PUBLICIDADE

Coimbra é “um centro de saber, experiências de empreendedorismo”, disse o presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, considerando “importante” a associação estar presente no distrito para a “região ter uma dinâmica mais forte”.

José Eduardo Carvalho também evidenciou a necessidade da internacionalização das empresas portuguesas e apontou como outra das grandes prioridades da AIP a “recapitalização”.

O responsável salientou “a fraqueza” de apenas três empresas de Coimbra estarem inseridas no programa da AIP “Exportar a 1ª vez”, assim como a presença de apenas uma empresa do distrito no programa “Portugal Sou Eu”, que conta com 800 empresas associadas a nível nacional.

A comissão instaladora da NERC vai fazer um diagnóstico empresarial da região, nos próximos 60 dias, procurando associados, que se poderão candidatar até 31 de outubro, assim como parcerias com “universidades e politécnicos”, querendo “ajudar em algo que não está bem”.

“Há um alheamento e fragmentação da atividade associativa empresarial”, criticou José Eduardo Carvalho, afirmando também que a AIP “não pode ter 1.600 sócios em Santarém” e “19 em Coimbra”, um distrito com cerca de 40 mil empresas.

A comissão instaladora da NERC, que foi formalizada por volta das 17:00, no auditório da Novotecna, é constituída por José Espírito Santo, Lino Ferreira, João Paulo Pires, Rosinda Castanhas, José Neves Fonseca, Horácio Pina Prata e José Eduardo Carvalho.

Na assistência, constituída por algumas dezenas de empresários, notou-se a presença de José Espírito Santo e José da Costa, ex-presidentes da Associação Comercial e Industrial de Coimbra.

A AIP aproveitou a apresentação dA NERC para convidar os  empresários de Coimbra a estarem presentes na Convenção Empresarial – Sobreviver e Crescer, que decorre no Centro de Congressos de Lisboa, no dia 9 de Outubro. O evento é uma porta aberta para os empresários da região, que, gratuitamente, podem partilhar experiências com os  mais de 1400 participantes  que  já asseguraram presença nesta jornada de debate e reflexão da comunidade empresarial em Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE