Política

Apre!

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 02-04-2014

 A Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!) vai promover uma campanha de mobilização dos portugueses para o voto, rejeitando a abstenção nas eleições europeias de 25 de maio.

PUBLICIDADE

A presidente da APRe!, Maria do Rosário Gama, disse hoje que a iniciativa decorrerá até 17 de maio, em todo o país, e visa contrariar “uma campanha em curso nas redes sociais” com apelos ao voto em branco, ao voto nulo e à abstenção.

“Temos a obrigação de defender com toda a convicção as conquistas do 25 de Abril”, disse a dirigente, numa conferência de imprensa, no histórico Café Santa Cruz, na Baixa de Coimbra, destinada a apresentar a campanha “Uma volta pelo voto!”, organizada pela associação.

PUBLICIDADE

O programa inclui ações diversas nas principais cidades de Portugal, como Lisboa, Porto, Coimbra, Castelo Branco, Évora, Setúbal e Aveiro, além de outras localidades.

Sessões públicas, preparação e divulgação de textos e “contactos ao mais alto nível” com responsáveis dos diferentes partidos que disputam as eleições para o Parlamento Europeu.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Rosário Gama, a campanha conta com a participação, nas sessões, de figuras dos diferentes partidos com assento parlamentar, da esquerda à direita.

“No atual tempo de crise e de incertezas, de sofrimento e de sacrifícios, as eleições devem convocar todos os portugueses para uma reflexão política e para o cumprimento do dever cívico”, defendeu.

Sem apelar ao voto em qualquer das forças políticas, a APRe! realça “a importância do ato eleitoral de maio próximo”, afirmando que a participação dos cidadãos e cidadãs nas eleições constitui, também, “uma demonstração de coesão nacional”.

A campanha “Uma volta pelo voto!” inclui a participação da associação em vários atos comemorativos dos 40 anos da revolução do 25 de Abril, homenageando “todos os que libertaram Portugal de uma longa ditadura política”.

Na quinta-feira, uma delegação da APRe! parte para a Letónia, onde vai participar, em Riga, num encontro internacional de organizações de aposentados, pensionistas e reformados de vários países da União Europeia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE