Cidade

APCC: António Marques brilha no Campeonato do Mundo de Boccia

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 24-03-2016

O atleta de boccia António Marques, único representante do distrito de Coimbra no Campeonato do Mundo de Boccia, conseguiu atingir os oitavos de final da prova, que se está a disputar em Pequim, na China.

PUBLICIDADE

ANTÓNIO MARQUES BOCCIA

O desportista da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) venceu no primeiro dia (contra Io Hong Choi, de Hong Kong, por 11-2) e conseguiu responder a uma derrota na segunda partida (com o brasileiro Luiz Lima Filho, por 2-4) com um triunfo no último encontro da fase de grupos (4-3 contra o também brasileiro José Carlos de Oliveira), o que lhe valeu o acesso às eliminatórias.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta fase, no entanto, uma partida muito equilibrada com o grego Panagiotis Solanis resultou numa derrota por 3-6 e determinou o afastamento de António Marques da competição. Numa prova que tem sido muito disputada e com partidas de grande nível, este não deixa de ser um bom resultado da parte daquele que é o praticante de boccia que há mais tempo compete em provas internacionais em todo o mundo.

É de destacar ainda que o encontro entre o atleta da APCC e Luiz Lima Filho tem sido apontado pelos especialistas presentes em Pequim como um dos melhores do torneio, o que não deixa de ser mais um ponto positivo para António Marques e o treinador Emílio Conceição, que o acampanhou.

Com este resultado, o atleta nascido em Aveleira (Penacova) há 52 anos não conseguiu o apuramento para as categorias individuais dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, embora seja um dos membros da Seleção de Portugal que já havia garantido a qualificação para o torneio de equipas.

PUBLICIDADE

Do currículo de António Marques – que desde sempre competiu pela APCC – constam títulos de vice-campeão mundial (2002), europeu (2005), paralímpico (2008) e intercontinental (2015), além de vários títulos e medalhas por equipas naquelas competições e diversos títulos nacionais, tanto a nível individual como coletivo.

A edição deste ano do Campeonato do Mundo de Boccia conta com a participação de 137 atletas de 31 países e termina amanhã, dia 25 de março.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE