Universidade

André Sardet e Sara Ribeiro cantam no CHUC

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 14-04-2014

Uma “masterclass” de voz, pela cirurgiã Maria Clara Capucho, no Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), e um concerto no Tivoli, na terça-feira, antecipam, em Lisboa, as comemorações do Dia Mundial da Voz, que é celebrado quarta-feira, 16 de abril.

PUBLICIDADE

Na terça-feira, às 12:00, na sala de ensaios do coro do TNSC, Maria Clara Capucho, médica-cirurgiã responsável pela Unidade da Voz do Hospital Egas Moniz e consultora de voz da cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA), realiza uma “masterclass” sobre “A voz na elite vocal”, dirigida aos coralistas, artistas convidados e “a quem se queira associar”, afirma o TNSC, em comunicado.

Nesta “masterclass” participam também os cantores Nuno Guerreiro e Ana Bacalhau, e os atores Rui Mendes e Paula Marcelo.

PUBLICIDADE

publicidade

À noite, às 21:30, no Teatro Tivoli-BBVA, realiza-se um concerto com a Orquestra Jorge Costa Pinto e a participação de vários cantores nacionais, entre eles, Maria Viana. No final do concerto será entregue o Prémio Voz/Montepio 2014.

O Dia Mundial da Voz foi comemorado pela primeira vez em 2003. “A voz humana, verdadeiro instrumento de sopro, resulta dos sons produzidos pelas cordas vocais, cuja tensão – variável – determina a agudeza do som. A capacidade de o ser humano adicionar a palavra a este conjunto de sons que provêm também da ação dos pulmões, traqueia e lábios, confere à voz uma singularidade sobre os demais instrumentos de natureza industrial e enriquece a expressividade das emoções”, afirma o TNSC, em comunicado.

PUBLICIDADE

Na quarta-feira, a Fundação GDA promove ações de rastreio gratuito da Voz, para artistas, em Lisboa e em Vila Nova de Gaia, respetivamente na Unidade da Voz do Hospital Egas Moniz, a cargo de Clara Capucho, das 09:00 às 16:00, e no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, Unidade I, a cargo da médica Eugénia Castro, das 09:00 às 12:00.

Em Lisboa, está prevista a presença, entre outros, dos atores Eurico Lopes e Paulo Pires, e dos cantores Anabela e Emanuel, e, entre as 10:00 as 13:00, a Fundação GDA projeta a realização de “flash voice” (instantâneos) com a soprano Lia Altavilla e o tenor Jorge Silva, que cantarão no meio dos pacientes.

Às 15:00 no Hospital Egas Moniz, à Junqueira, atuam Anabela, Carlos Guilherme, a Ala dos Namorados e os Shout.

Ainda em Lisboa, no serviço de Otorrinolaringologia (ORL) do Hospital de Santa Maria, realiza-se um rastreio gratuito no piso 03 e, no Hospital dos Lusíadas, ao Alto dos Moinhos, a partir das 11:00, na Unidade de ORL, profissionais de várias áreas dão o seu testemunho sobre a importância da preservação da voz, entre eles, os jornalistas Augusto Madureira, Aurélio Faria e Henrique Garcia, a atriz Maria Gonçalves Leite, os cantores Alexandre Monteiro e Paula Oliveira e a cantora e professora da Escola Superior de Teatro e Cinema Maria Repas, entre outros.

No Serviço de ORL, mas do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra realiza-se a campanha “Oiça a sua voz, cuide da sua voz”, com um rastreio de patologia vocal e um concerto. O rastreio, com vários horários, realiza-se na entrada dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e nos hospitais Pediátrico e dos Covões.

O concerto realiza-se às 12:00, com o Grupo Coral da Casa do Pessoal dos HUC, Sara Ribeiro e André Sardet.

Também no Dia Mundial da Voz, a área técnico-científica de Terapêutica da Fala da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, inaugura, às 15:30, um novo serviço de investigação clínica, o Laboratório de Voz.

“Este laboratório apresenta-se como um serviço de avaliação multidimensional e interdisciplinar da voz humana oferecido à comunidade, com o propósito primário de desenvolver projetos de investigação científica na área da saúde e educação vocal“, explica aquela unidade de ensino em comunicado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE