Coimbra

Aluno da Avelar Brotero ganha medalha nas Olimpíadas de Informática

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 20-08-2016

De 12 a 19 de Agosto realizaram-se em Kazan (Rússia) as 28ªs Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). 308 alunos de escolas secundárias provenientes de mais de 80 diferentes países participaram neste evento.

PUBLICIDADE

brotero

Para além de um variado programa social, dois dias de competição, de 5h e 3 problemas cada, colocam à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes, que dão o seu melhor para representarem o seu país.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde 1992 que Portugal participa neste evento, enviando os seus melhores alunos seleccionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas presentemente pela APDSI.

Este ano a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Gonçalo Paredes (Esc. Sec. Avelar Brotero – Coimbra), Henrique Navas (Esc. Sec. D. Filipa de Lencastre – Lisboa), Duarte Nascimento (Esc. Sec. da Amadora) e Guilherme Penedo (Salesianos do Estoril), sendo liderada por Pedro Ribeiro (Team Leader – Universidade do Porto), co-adjuvado por Pedro Paredes (Deputy Leader – aluno da Universidade do Porto).

PUBLICIDADE

Os resultados alcançados foram excelentes, sendo que a delegação portuguesa viu o seu árduo trabalho de preparação colher frutos com a obtenção de uma medalha de bronze, por intermédio do aluno Gonçalo Paredes.

Esta é a sexta medalha de bronze que Portugal alcança. As anteriores foram obtidas em 2002, na Coreia do Sul (por David Rodrigues), em 2009, na Bulgária (por Pedro Abreu), em 2011, na Tailândia (por Rodrigo Gomes) e em 2012 (por Pedro Paredes e Francisco Machado).

Durante as IOI foram também entregues os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI.

Os melhores alunos das Olimpíadas Nacionais foram convidados para representar Portugal no CIIC e o resultado global foi também muito bom, com a obtenação de 3 medalhas de prata (Gonçalo Paredes, Henrique Navas e Ricardo Pereira) e 2 medalhas de Bronze (Duarte Nascimento e Guilherme Penedo).

Em 2017 teremos nova edição das Olimpíadas Nacionais de Informática, disputada em várias fases de selecção, e culminando na selecção dos alunos que irão representar Portugal nas 29as Olimpíadas Internacionais de Informática, que se irão realizar de 28 de Julho a 4 de Agosto em Teerão, no Irão.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE