Câmaras

Águas do Mondego vai distribuir dividendos contra parecer das câmaras acionistas

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 12-03-2014

 A Águas do Mondego (AdM) vai distribuir dividendos, no montante de cerca de 1,4 milhões de euros, “apesar do voto contra dos municípios” que integram a empresa, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

A assembleia-geral da AdM decidiu hoje distribuir dividendos, afirma a empresa em comunicado, adiantando que “o valor ronda 1,4 milhões de euros e será dividido pelos acionistas com capital social” na sociedade, que é detida pela também empresa pública Águas de Portugal (AdP), com 51%, e por 12 municípios (49%).

Os presidentes das câmaras que integram a AdM votaram contra a distribuição de dividendos por entenderem que aquele dinheiro deveria ser aplicado em investimentos ou na “redução das tarifas” da água ou da dívida da empresa, disse o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, que falava aos jornalistas após a reunião, em representação dos municípios que integram a sociedade.

PUBLICIDADE

publicidade

A AdM “reduziu a capacidade de investimento e aumentou o endividamento”, afirmou o autarca, salientando que existem “investimentos comprovadamente necessários”, alguns dos quais contratualizados, que continuam adiados, e referindo que, “apesar disso, o acionista maioritário [a AdP], por orientação do Governo, propôs e votou a distribuição de dividendos”.

Outras questões suscitaram igualmente o protesto dos representantes dos municípios que integram a AdM, que decidiram abandonar a reunião.

PUBLICIDADE

Perante uma “postura centralista, não aberta ao diálogo”,os presidentes das autarquias não tiveram “outra solução que não a de abandonar” a reunião, sustentou Manuel Machado, adiantando que a decisão dos autarcas foi tomada na sequência de deliberação de suspender a assembleia.

Tal decisão, proposta e votada favoravelmente pela AdP e que mereceu os votos contrários dos municípios, inviabilizou, designadamente, a eleição dos novos corpos sociais (que já deveriam ter sido escolhidos “em março de 2013”) e o “debate de assuntos de relevante interesse para a sociedade”, justificou Manuel Machado.

A AdM aprovou, por outro lado, “as contas relativas ao exercício de 2013, com os votos a favor da AdP e do município de Coimbra”, revela o mesmo comunicado, adiantando que a empresa alcançou resultados líquidos de 1,5 milhões de euros.

Relativamente ao exercício de 2013, “verifica-se que os principais indicadores financeiros da empresa registaram melhorias, com o volume de negócios a crescer para 21 milhões de euros (face aos 19 milhões de euros alcançados em 2012)”, afirma a AdM.

Em relação à atividade de 2013, a empresa destaca, designadamente, “o aumento do fornecimento de água de 1,3 milhões de metros cúbicos, correspondendo ao pleno funcionamento, durante todo o ano, de infraestruturas que foram concluídas em meados de 2012”.

Atualmente, a AdM fornece “água em qualidade e quantidade a cerca de 299 mil habitantes, tratando as águas residuais de 248 mil habitantes”.

A AdM é integrada pelos municípios de Ansião e Leiria (distrito de Leiria), Arganil, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penacova e Vila Nova de Poiares (distrito de Coimbra) e Mealhada (distrito de Aveiro).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE