Desporto

Académica goleada pelo Benfica

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 01-11-2013

8551 espectadores a viram o Benfica vencer a Académica em Coimbra. Resultado final: ACADÉMICA 0 – BENFICA 3. Cardozo apontou o primeiro golo ao minuto 34 e Marcelo Goiano  marcou aos 37 minutos na própria baliza durante a primeira parte. Markovic apontou o terceiro  dos encarnados a 5 minutos do fim do tempo regulamentar.

PUBLICIDADE

Ao fim de 8 jornadas a Académica soma apenas 8 pontos. Venceu 2 vezes, empatou outras duas e perdeu os restantes 4 desafios. Marcou 10 golos, sofreu 4. A Briosa volta a estar muito perto da liga dos últimos.

Com este triunfo, o Benfica isolou-se provisoriamente no segundo lugar da Liga com 20 pontos, menos dois do que o comandante FC Porto e mais três do que o Sporting, terceiro, formações que contam menos um encontro do que as “águias”.

PUBLICIDADE

publicidade

Depois de 30 minutos sem oportunidades de golo flagrantes para nenhuma das equipas, e num período em que a Académica até estava por cima do jogo, o paraguaio Cardozo abriu o ativo, aos 34 minutos, num remate cruzado de fora de área para o poste mais distante de Ricardo.

Um minutos antes, Gaitan já tinha ameaçado com um remate defendido por Ricardo, na sequência de outra defesa do guardião da “Briosa” aos pés de Ivan Cavaleiro, que se tinha isolado.

PUBLICIDADE

Sem justificar, os “encarnados” viram-se a ganhar por 2-0, aos 36 minutos, numa jogada em que o avançado Cardozo voltou a ser decisivo dentro de área, “arrastando” o defesa Marcelo, que acabou por fazer autogolo, após cruzamento de Gaitan.

Até final da primeira parte, houve apenas a registar um remate forte de Cleyton à figura de Artur, que defendeu para o lado.

A segunda parte confirmou a fraca qualidade do jogo, com o Benfica a gerir a vantagem e sem aumentar os índices exibicionais e a “briosa” a ser completamente inofensiva, apesar de ter entrado com a ambição de surpreender o adversário.

O sérvio Markovic, lançado por Jorge Jesus, aos 64 minutos, acabou por ficar ligado ao momento do jogo, ao apontar o terceiro golo dos “encarnados”, aos 86 minutos, num excelente “chapéu” ao guarda-redes Ricardo a passe de Rúben Amorim.

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra.

Académica – Benfica, 0-3

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores:

0-1, Cardozo, 34 minutos.

0-2, Marcelo, 36 (própria baliza).

0-3, Markovic, 86.

Equipas:

– Académica: Ricardo, Marcelo, Aníbal Capela, João Real, Djavan, Bruno China (Ivanildo, 61), Fernando Alexandre, Cleyton, Abdi, Diogo Valente (Marinho, 77) e Rafael Oliveira (Manoel, 61).

(Suplentes: Peiser, Halliche, Marinho, Ivanildo, Manoel, Nuno Piloto e Ferreira).

Treinador: Sérgio Conceição.

– Benfica: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Cortez, Matic, Enzo Perez, Gaitan, Ivan Cavaleiro (Markovic, 64), Lima (Ruben Amorim, 74) e Cardozo (Rodrigo, 90+1).

(Suplentes: Paulo Lopes, Ruben Amorim, Sulejmani, Rodrigo, Jardel, André Almeida e Markovic).

Treinador: Jorge Jesus.

Árbitro: Hugo Pacheco (Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Enzo Peres (72).

Declarações dos treinadores da Académica e do Benfica após o jogo da nona jornada da I Liga de futebol, que terminou com a vitória da equipa “encarnada” por 3-0:

Sérgio Conceição (treinador da Académica): “Entrámos bem no jogo e, parecendo que não é coerente da minha parte, a Académica fez um bom jogo e as coisas estavam completamente equilibras até ao primeiro golo.

A qualidade individual dos jogadores do Benfica fez a diferença e, passados três minutos, sofremos o segundo golo, que é um bocado a imagem dos golos que temos sofrido, ou por erros individuais ou episódios destes, em que a bola bate na cabeça de Marcelo e entra. Isto mata uma equipa.

Entrámos na segunda tempo a pressionar um pouco mais alto, a condicionar a primeira fase de construção do Benfica, e conseguimos fazer mais 15/20 minutos bons, onde faltou o golo, e, a partir desse momento, a equipa quebrou um pouco.

Eu arrisquei e foi outra vez uma perda de bola, num erro individual, que sofremos o terceiro golo e aí matou o jogo.

O resultado é exagerado e não reflete o que se passou aqui, deixando-nos um sabor amargo pelo jogo que fizemos, em que fomos superiores em determinados momentos e discutimos a partida”.

Jorge Jesus (treinador do Benfica): “Vimos hoje o jogo e conhecemos o que o Benfica é capaz de fazer, respeitando sempre a Académica, porque sabíamos que em Coimbra é difícil qualquer equipa ganhar.

Tínhamos de fazer um jogo de qualidade, tanto no plano técnico como tático. Conseguimos na primeira parte ter o controlo do jogo, face a um bom posicionamento no nosso corredor central.

A Académica tem um jogador que se lhe derem alguma liberdade tem muita importância no jogo ofensivo. Nós conseguimos, de certa forma, anular esse jogador, que nos tornou depois mais fácil recuperar a bola.

Na segunda parte, foi uma questão de gerirmos o resultado. Sabíamos que poderíamos estar mais perto dos 3-0 do que do 2-1, face ao risco tático que a Académica teve de fazer. A perder por 2-0, o Sérgio Conceição arriscou mais ofensivamente. Esperámos por esse momento para fazer o 3-0″.

Em actualização

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE