Desporto

AAC luta contra as desigualdades

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-03-2016

O plano político reivindicativo e as desigualdades sociais foram os pontos chave em debate na segunda Assembleia Magna (AM), da atual Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, que decorreu a noite passada, 2 de março, na Cantina dos Grelhados. A participação no ENDA foi outro ponto em discussão.
AAC

Após os sucessivos Orçamentos de Estado pautados por cortes no Ensino Superior (ES) e a asfixia económica e financeira das famílias,  este ano houve uma mudança deste paradigma. Para definir uma estratégia capaz de pressionar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a AAC construiu um plano político para os próximos seis meses, de forma a que não só se chame a atenção para as desigualdades, como efetivamente se as colmatem. Assim,  a AAC propôs em AM a criação de um plano político subordinado ao tema “Desigualdades Monumentais” – onde se incluem quatro focos: desigualdades no acesso ao ES , desigualdades na aprendizagem, desigualdades sociais e desigualdades no emprego.
A primeira iniciativa proposta pela AAC é dirigir, nas próximas semanas, uma carta pública ao Ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sensibilizando-o para a posição da AAC quanto ao congelamento das propinas.

José  Dias, presidente da AAC, apresentou ainda em AM a moção da AAC voltar a participar, de hoje em diante,  nos Encontros Nacionais de Direções Associativas (ENDA) e nos Encontros Nacionais de Académicas (ENA), promovendo em sede de ENDA uma discussão séria e aprofundada sobre o modelo de discussão, formação e votação a adotar.
No entanto, a AAC não participará na votação das diversas matérias, utilizando o seu direito de não voto em sede de ENDA, até existir uma discussão sobre o modelo de associativismo nacional. Após discussão, em AM, a moção foi aprovada por larga maioria pelos sócios da AAC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE