Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

AAC: Bruno Matias (De Almeida) quer plano para diminuir valor das propinas

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 12-11-2013

Bruno Matias, que agora acrescentou “de Almeida” ao seu nome de candidato à presidência da Associação Académica de Coimbra (AAC), quer concertar uma posição nacional entre associações e instituições no sentido de constituir um plano de 10 anos para diminuir gradualmente o valor real das propinas até à gratuitidade do Ensino Superior.

PUBLICIDADE

De acordo com o candidato, “o objetivo é criar uma concertação nacional que reúna associações de estudantes e Conselho de Reitores para que, ao longo de 10 anos, se consiga reduzir gradualmente o valor das propinas. O valor a ser diminuído anualmente deverá ser substituído por outro tipo de receitas”.

Para além da presença efetiva e definitiva dos estudantes nas Comissões de Avaliação Externas da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), “pretendemos potenciar a Rede de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra (UC) nos campos da formação e da ligação ao mercado de trabalho, através do ensino e do auxílio dos estudantes da UC por parte dos antigos alunos. Há ainda que criar uma rede de embaixadores da AAC e da UC disseminada pelo País no Ensino Secundário”, explica.

PUBLICIDADE

publicidade

O Orçamento de Estado para 2014 “é um orçamento para fechar universidades e com graves implicações na qualidade do ensino. Não permite a contratação de docentes, a melhoria das condições das faculdades e impede uma cultura de inovação e desenvolvimento”, refere.

Salientando o papel histórico da Associação Académica de Coimbra e a sua voz nacional no contexto do movimento associativo, Bruno Matias de Almeida quer potenciar esta intervenção. “Queremos que tenha um papel importante, nomeadamente na discussão com o Governo, juntamente com as outras associações académicas, e criar uma maior coesão nacional à volta dos temas do ensino superior”.

PUBLICIDADE

As eleições para a Associação Académica de Coimbra realizam-se a 25 e 26 de Novembro e o principal de adversário de Bruno Matias é Samuel Vilela.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com